Blog Tempo Presente

SAC Móvel atende na Base Comunitária de Itabuna e agiliza entrega de documentos

sac_movel_itabuna_2
SAC Móvel atende na base Comunitária de Itabuna(Foto Daniel Thame)

Uma unidade móvel da Rede SAC realiza atendimento na Base Comunitária de Segurança do bairro Monte Cristo, em Itabuna, no sul da Bahia, nesta sexta-feira (26) e sábado (27).

A ação é promovida pela Secretaria da Administração (Saeb), em parceria com a Polícia Militar, e faz parte do Programa Pacto pela Vida, do Governo do Estado. A carreta oferece emissão da carteira de identidade (RG), carteira de trabalho, primeira via de CPF e certidão negativa de antecedentes criminais.
O coordenador do SAC Móvel, Valdineck Dantas, explica que “o atendimento, em áreas onde estão instaladas as bases comunitárias de segurança, agiliza a obtenção de documentos e estreita as relações com a comunidade”. O serviço é gratuito, e as pessoas recebem os documentos no mesmo dia, na própria unidade do SAC Móvel. “A ação conjunta entre o SAC e a Polícia Militar promove a inserção social, uma das metas do programa Pacto pela Vida, ampliando a oferta dos documentos essenciais ao exercício da cidadania”, acrescenta o coordenador.
Praticidade
Acompanhada da filha Raiana, 17 anos, que tirou a primeira carteira profissional, a dona de casa Marcia de Jesus dos Santos, moradora do bairro Santa Inês, obteve a carteira de identidade e o CPF. “Este trabalho é muito bom porque a gente não precisa se deslocar até o SAC no centro da cidade”.
Para a funcionária pública Tania Kruschewsky do Nascimento, que mora no bairro Monte Cristo, “o atendimento é rápido e a gente não tem despesas para tirar os documentos. É muito bom para a nossa comunidade”. Já o operador de vendas Caique Profeta, morador do Monte Cristo, que renovou o RG, destaca ser “esse um serviço muito bom para o cidadão, por causa da rapidez e praticidade para obtenção dos documentos”.
Desde maio, o SAC Móvel visitou 17 localidades que possuem bases comunitárias de segurança – 11 na capital e seis no interior do estado. Em Itabuna, a meta é chegar a 1.600 documentos fornecidos nos dois dias de atendimento.

COMPARTILHAR