Reunião definiu ações para a mitigação da crise hídrica na região

crise-hidricaSecretários e técnicos dos municípios da região Sul da Bahia foram orientados esta semana, por profissionais da Amurc para a elaboração do Decreto de Situação de Emergência por Estiagem Prolongada. O documento foi enviado a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) da Bahia, com o objetivo de atender as demandas de mitigação da crise hídrica, para ações de curto/emergente, médio e longo prazo.

Na reunião, mais de 20 municípios estiveram representados por secretários e técnicos, que apresentaram as demandas de cada localidade. A ideia, segundo o coordenador da Amurc, Luciano Veiga, é desenvolver ações estratégicas, que visem a mitigação aos prejuízos provocados pela estiagem prolongada, em especial no atendimento regular ao abastecimento de água nas cidades, distritos e zona rural dos municípios afetados.

As medidas visam a abertura de poços artesianos, cisternas, carro pipas em curto prazo, a construção de barramento, açudes e a ampliação das áreas de captação de água a médio e longo prazo. A iniciativa da Amurc parte de um debate, construído em conjunto com o titular da SIHS, Cássio Peixoto, que estará envidando esforços para a ampliação no abastecimento.

No mês de março, a Amurc estará promovendo um encontro, no qual as Secretarias de Governo e representantes dos Ministérios da Integração e das Cidades apresentarão as ações de mitigação aos danos provocados pela estiagem.


Comentários