Blog Tempo Presente

Representantes da SDR e da Coopercuc discutem ações para agricultores familiares do Sertão do São Francisco

Em reunião realizada nesta terça-feira (09), na sede da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, representantes da SDR e da Cooperativa da Agricultura Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), debateram ações para o fortalecimento da agricultura familiar de comunidades rurais de municípios que compõem o Território de Identidade Sertão do São Francisco.

Entre as ações discutidas está a implantação de um laticínio, na comunidade rural de Testa Branca, no município de Uauá, que terá capacidade de produção de 1.500 litros de leite por dia. Com a ação serão beneficiadas 200 famílias de 30 comunidades rurais do município. No encontro foram apresentados diversos produtos do portfólio da cooperativa, a exemplo dos doces orgânicos e da umbuzada orgânica.

O secretário da SDR, Josias Gomes, observou que a Coopercuc é uma cooperativa de destaque da agricultura familiar da Bahia, que produz, a partir de frutas nativas da Caatinga, como o umbu, uma grande quantidade de produtos desenvolvidos, que ganharam destaque no Brasil e já fora do país: “Este é o nosso propósito, dar qualidade de vida aos agricultores familiares. Proporcionar condições para que eles possam produzir, cada vez mais, e se mantenham no campo ativos, economicamente, vivendo bem do que eles sabem fazer, que é produzir alimentos de qualidade”.

A presidente da Coopercuc, Denise Cardoso, informou que a conclusão das obras de construção do laticínio é até março de 2022: “Nossa principal ideia é trabalhar com leite de cabra. Hoje, nós já temos mais de 20 produtores já empenhados em fornecer o leite de cabra para o laticínio. A princípio, é compreender, nesse processo, como a SDR poderá contribuir no incremento de assessoria técnica, na logística do laticínio e no apoio para a comercialização”.

O Laticínio

A gestão do laticínio será feita pela Coopercuc, e contará com o apoio da Prefeitura Municipal de Uauá e suas secretarias, sobretudo a de Agricultura e Educação, para fomentar a produção no acompanhamento técnico, certificações e comercialização, principalmente para a alimentação escolar.

O laticínio é resultado de convênio entre a Associação de Testa Branca e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), via Pró-Semiárido, projeto cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), que tem entre seus objetivos o fomento ao desenvolvimento local e fortalecimento de cooperativas e associações.

Participou também da reunião o gerente de Mercados Privados da Coopercuc, Dailson Andrade.


COMPARTILHAR