Blog Tempo Presente

Região Sul terá atividades exclusivas durante a Semana do MEI

O Sebrae preparou uma semana inteira com oficinas práticas e palestras com especialistas para microempreendedores individuais (MEI) e para quem deseja abrir o próprio negócio. Entre está segunda, 10 e sexta-feira, 14 de maio, a Semana do MEI oferece uma programação totalmente online e gratuita para todo o país, com a participação de 45 palestrantes, entre especialistas da entidade e convidados. As inscrições podem ser feitas no site www.semanadomei.com.br.

Foi preparada uma programação exclusiva para os empreendedores da região Sul da Bahia que pode ser consultada logo abaixo.

O tema da edição deste ano é “Uma nova visão para o futuro do seu negócio”, inspirado no bordão do empreendedor, influenciador digital e escritor, Rick Chester, que ficou conhecido nas redes sociais após viralizar com um vídeo no Youtube onde ensina como lucrar vendendo água no Rio de Janeiro. Ele será a grande atração do último dia da edição da Semana do MEI 2021, com a palestra de encerramento “Pega a Visão”.

Darío G Neto – ASN BA

Ao longo da semana, os inscritos na Semana do MEI terão a oportunidade de participar de uma jornada de conhecimento para encontrar inspiração para empreender, conhecer tendências e oportunidades de negócios, aprender como se planejar para começar da forma adequada e cuidar das finanças, além de interagir com especialistas convidados que trarão dicas para vender mais na internet. A programação nacional tem a colaboração de unidades regionais do Sebrae, sempre com atividades práticas no período da manhã e lives inspiradoras e com dicas durante a tarde.

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, reforça a oportunidade para os mais de 630 mil microempreendedores individuais do estado atualizarem seus conhecimentos e aprimorarem a gestão. “A Semana do MEI já é um evento consolidado no calendário do empreendedor brasileiro. Mais uma vez, por conta da pandemia, vamos realizar os encontros de forma online, mas mantendo a essência das edições anteriores, que é proporcionar conhecimento e levar orientações para os nossos microempreendedores individuais”, destaca.

Região sul da Bahia

A programação da região Sul contará com a inauguração da Sala do Empreendedor da cidade de Barro Preto, no próximo dia 10/05, às 10h, na Praça Antônio Osório Menezes Batista, s/n, Centro, aberto ao público. A Sala do Empreendedor de Barro Preto chega para reforçar o atendimento na região Sul que já dispõe de Salas nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Canavieiras, Itajuípe, Itaju do Colônia, Camacan, Ibicaraí e Uruçuca.

A Sala do Empreendedor de Uruçuca estará realizando capacitações gratuitas para ensinar “Como Usar as Mídias Sociais no seu Negócio”. No dia 11/05, a atividade acontecerá em Uruçuca, na sede do Sindicato Rural, às 18h. Já no dia 12/05, acontece em Serra Grande, na Casa Azul, às 15h. Para inscrições e informações, os empreendedores podem procurar a Agente de Desenvolvimento Ina Macedo, através do telefone e WhatsApp (73) 99914-4869.

Além da programação de formação, a Semana do MEI servirá também de alerta sobre o prazo para efetuar a Declaração Anual e diminuição da inadimplência do MEI na região Sul do Estado. Dados do Observatório Sebrae Bahia indicam um crescimento de 17,2% no número de microempreendedores individuais no Sul da Bahia no período de março de 2020 a março de 2021. Hoje, existem 37.289 MEIs registrados na região.

Itabuna é o município da região Sul com o maior número de MEI com 13.094, seguido por Ilhéus (10.203), Canavieiras (1.523), Itacaré (1.455) e Uruçuca (1.187). Um outro aspecto que chama a atenção em relação ao MEI é o índice de inadimplência que, atualmente, está em 48,34% em Itabuna e 49,88% em Ilhéus. O Sebrae orienta que o MEI aproveite a aproximação do prazo para da Declaração Anual (31/05) para buscar uma alternativa de parcelamento da dívida.


COMPARTILHAR