Blog Tempo Presente

Projeto cineclube desenvolve atividades nas escolas

Exibição de filme no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães em Itabuna(Foto Cláudio Lyrio)

O Projeto Rede Cineclubista nas Escolas tem por objetivo criar a rede cineclubista nas escolas públicas da Bahia, através da implantação de 54 novos cineclubes e da realização de mostra audiovisual nas escolas.

A expectativa é que o projeto estimule a produção audiovisual e contribua para a formação de público interessado em cinema e audiovisual.

As equipes da Rede Cineclubista, formadas por profissionais do campo educacional e audiovisual, estão atuando nos territórios de identidade, efetivando espaços de projeção para exibições e debates de filmes que irão ocorrer durante todo o ano letivo de 2016, incluindo a Mostra Audiovisual dos filmes dos próprios estudantes, apresentando a importância da ferramenta do cinema para o aprendizado transdisciplinar.

No território Litoral Sul o projeto está acontecendo nos municípios de Itabuna no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães através do Cineclube Mocamba, no IMEAM e no ACM através do Cineclube Burundanba, na escola Florestan Fernandes no Assentamento Terra Vista em Arataca com apoio do Cineclube Cabaça, e ainda em duas escolas públicas de Ilhéus através do Cineclube Dilazenze e também em Serra Grande/Uruçuca através de Cineclube Mocamba.

O Projeto Rede Cineclubista nas Escolas é uma realização da OCA – Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica, em parceria com a União de Cineclubes da Bahia, Conselho Nacional de Cineclubes, Federação Internacional de Cineclubes, Secretaria do Audiovisual / MINC, TVE, 107,5 FM Educadora, Universidade Estadual de Santa Cruz, Laboratório Audiovisual / LabAV, CESOL e CINEarts.

O projeto conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento gerido pelas secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz).


COMPARTILHAR