Blog Tempo Presente

Profissionais são orientados para a melhoria da educação no Sul da Bahia

forsec-ii-2017

Por Viviane Cabral – AMURC

Secretários e técnicos das secretarias de educação dos municípios Sulbaianos participaram nesta quarta-feira, 3, do 2º Encontro de Fortalecimento do Fórum de Secretários de Educação (Forsec), realizado pela Rede de Apoio à Educação – RAE Bahia, em parceria com a Amurc, Uesc e os Institutos Natura e Arapyaú. O objetivo é traçar estratégias a partir do Ideb/Prova Brasil, para melhorar a educação na região.

Ao longo da reunião, o coordenador da RAE, André Vasconcelos propôs encontros durante o ano, com a finalidade de pensar um diagnóstico da Educação e traçar planos de ação a curto, médio e longo prazo, de acordo com a realidade de cada município. Foram propostos ainda, três encontros com as câmaras técnicas de educação dos consórcios municipais na região, para construção de um plano regional.

secretarios-e-tecnicos-municipais-de-educacao-estiveram-reunidos-nesta-quarta-feira-3-na-unimeTodas as ações realizadas pela RAE são gratuitas, e o objetivo maior é melhorar o resultado do IDEB 2017 nos municípios. “Este ano iremos trabalhar para avançar o IDEB nos municípios da região, que possuem um grande potencial para crescimento, e é muito importante para a construção de planos à longo prazo”, declarou André.

A iniciativa foi parabenizada pelos profissionais que atuam na educação municipal da região, dentre eles, o assessor técnico da secretaria de educação de Ubaitaba, André Nelson Souza, que destacou a apresentação de uma análise dos indicadores de cada localidade da região. “Esses dados serão importantes para criar estratégias de enfrentamento das dificuldades e para melhorar a educação em cada município”.

Parceria

Aliado ao acompanhamento técnico da equipe da RAE, o coordenador executivo da Amurc, Luciano Veiga revelou que a Associação em parceria da Uesc disponibiliza curso de extensão em Gestão Pública, além de cursos para captação de recursos voltados para os profissionais da educação. “O objetivo é profissionalizar a educação”, explicou Luciano.

Ainda sobre a parceria Amurc e Uesc, o Pró-reitor de Extensão, Alessandro Santana destacou que as instituições estão unidas no sentido de fortalecer o Fórum, e, consequentemente o Programa AGIR-LS. “Mas, precisamos muito do envolvimento e participação dos servidores municipais para o amadurecimento em conjunto e o êxito do Fórum”, declarou Alessandro.

Eleição

nova-diretoria-do-forsecNo final do Encontro, o Forsec elegeu a nova diretoria, que agora é composta pela Secretária de Educação de Firmino Alves, Andrea Moraes, como Presidente; A Secretária de Educação de Itabuna, Anorina Smith, como vice-presidente; A professora Maria de Lourdes e Secretária de Itajuípe, como Tesoureira e a Secretária de Ibirapitanga, Viviane Aragão, como 1ª Secretária.


COMPARTILHAR