Blog Tempo Presente

Prefeita de Barro Preto e secretária de saúde participam de encontro para melhorias da saúde no município

Comitivas de Barro Preto e Ibicaraí no encontro estadual, em Ssa. A prefeita de Barro Preto, Ana Paula (PMDB), acompanhada da secretária municipal de saúde, Izabela Costa, participou da 2ª etapa do UPB Debate, com o tema: Novo Modelo de Pactuação de Saúde Já! O encontro aconteceu nesta segunda-feira (29), no auditório Prefeito Lomanto Junior, localizado na sede da UPB, em Salvador.

O encontro teve como objetivo chamar atenção do governo federal em virtude que os municípios precisam pactuar a saúde, mas a União repassa valores defasados e não divide a responsabilidade. Diante do desafio da pactuação da saúde, os prefeitos ficam entre dificuldades impostas pela União, que faz um subfinanciamento e não representa nem 10% do custo que os municípios têm com a saúde, e pelo Estado, que está com diversos repasses em atraso.

Segundo a prefeita Ana Paula, “o encontro estadual da UPB é de suma importância, pois é preciso inverter a lógica de pactuação da saúde, onde os municípios são penalizados e precisam fazer mágica para oferecer atendimento de saúde de qualidade para os munícipes“, explicou.


COMPARTILHAR