Blog Tempo Presente

População de Serrinha agora conta com Mercado Virtual da agricultura familiar

O Mercaf, mercado virtual de venda delivery de produtos da agricultura familiar da Bahia, foi lançado no município de Serrinha, nesta sexta-feira (11), disponibilizando para a população os mais variados produtos, de mais de 30 cooperativas de todo o estado da Bahia.

O lançamento aconteceu durante o evento “Cozinha Show: Conheça o Melhor da Agricultura Familiar”, no Shopping Serrinha, onde também foi realizada a inauguração da Loja do Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária, no shopping Serrinha.

Atuando em Salvador desde dezembro de 2021, o Mercaf foi lançado na capital baiana, durante a 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária e já é um sucesso entre os soteropolitanos. Uma iniciativa da União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes-Bahia) com o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Para o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, é uma dupla conquista. “É a ampliação de mercado consumidor ao instalar uma loja no shopping e, também, as vendas virtuais vão potencializar a comercialização dos  produtos do Armazém da Agricultura Familiar para toda região sisaleira”.

Armazém

Além do recém inaugurado Armazém do shopping Serrinha, o município conta com o Armazém da Agricultura Família e Economia Solidária, localizado na BR 116, e é gerido pela Arco Sertão Central. O empreendimento é parceiro da Mercaf, pois se consolidou como uma vitrine para produtos de mais de 160 empreendimentos da agricultura familiar de toda a Bahia.

A ação vem possibilitando a elevação da renda de agricultores e agricultoras familiares e de empreendedores da economia solidária, que têm a possibilidade de estabelecer novas frentes comerciais para seus empreendimentos e divulgar a produção.

O vice-presidente da União das Cooperativas e Associações da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes), Ícaro Renê, afirmou que o Armazém da Agricultura Familiar no Shopping de Serrinha vem como um marco para comercialização dos produtos da agricultura familiar neste município. “Essa parceria entre Arco Sertão Central e Federação Unicafes fortalece a produção rural local e estadual no que se refere a comercialização dos produtos e incremento de renda para as famílias agricultoras. Além da loja física, temos também o lançamento do site Mercaf, uma plataforma de comercialização virtual, onde os clientes conseguem comprar os produtos no conforto de sua casa”

O Armazém, uma experiência piloto no Estado da Bahia, é resultado de uma parceria entre as SDR/CAR, Secretaria a do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), com a Arco Sertão, organização dos Empreendimentos Econômicos Solidários.

O evento contou ainda com espaço gastronômico, feira da agricultura familiar e economia solidária, música regional e deguste dos produtos.


COMPARTILHAR