Blog Tempo Presente

Política pública estadual contempla catadores de materiais recicláveis

Inscrições para benefício a catadores do Ceará começam nesta sexta, 7No mês em que catadores de materiais recicláveis celebram seu dia mundial [01 de março], a categoria que ainda carece de valorização na sociedade tem motivos para comemorar no Litoral Sul, Costa do Descobrimento e Extremo Sul do estado. A atuação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) junto a parceiros como o Cesol e a Defensoria Pública do estado vem empenhando esforços em políticas públicas para o setor.

Por meio do projeto Pró-Catador, nos últimos anos, cooperados e associados em grupos organizados tiveram acesso a capacitações e equipamentos, como explica o coordenador do Cesol Litoral Sul, Thiago Fernandes. “O papel que a Secretaria do Trabalho tem desempenhado conosco na região é muito importante, sobretudo com o apoio a catadores de materiais recicláveis. O Pró-Catador ofereceu cursos, palestras, capacitações e oficinas à categoria no Sul, Extremo Sul da Bahia e Costa do Descobrimento”, aponta.

“Algumas cooperativas receberam maquinários, a exemplo da Cooperaporto [Cooperativa de Trabalho de Catadores de Porto Seguro], Coonápolis [Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Reciclaveis de Eunapolis], AACRRI [Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna] e Coolimpa [Cooperativa de Catadores Consciência Limpa]. Todas as outras cooperativas e grupos dos territórios citados receberam EPIs com máscaras de silicone, fritro, chapéu de proteção, big bags, óculos, calças, camisas, botas, tudo isso para auxiliar no trabalho dos catadores”, acrescenta Fernandes.


COMPARTILHAR