Blog Tempo Presente

Política agrícola para fortalecer a agricultura familiar de Aratuípe é debatida em Salvador

Uma política agrícola para o fortalecimento da agricultura familiar de Aratuípe, localizado no Baixo Sul da Bahia, foi discutida, nesta segunda-feira (14), com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e do município. A reunião aconteceu na sede da SDR, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. 

O secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, observou que Aratuípe é um município que tem as características típicas de ser da agricultura familiar: “Nesse encontro, discutimos política agrícola bem fundamentada e orientada no sentido de promover a elevação da qualidade de vida no campo, aumentar a produção e a produtividade e, com isso, mais alimentos na mesa da população de Aratuípe, produzidos pelos próprios agricultores familiares, e mais excedentes, para que possam ter muito mais renda. Essa é uma estratégia que está sendo estabelecida por toda a Bahia, por meio da Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia”.  

O prefeito de Aratuípe, Antonio Marcos Araújo, conhecido como professor Tone, destacou que o município se caracteriza pela capacidade de produzir e que a reunião trouxe novas perspectivas para aumentar e qualificar essa produção: “Temos aqui a oportunidade de fortalecer o município, pensando sempre nas comunidades e no pequeno agricultor. Aratuípe só tem a ganhar com isso”.

Durante o encontro, foi discutida uma ação para viabilizar a produção de mandioca no município, para aumentar de 9,1 toneladas, em 700 hectares, para 20 toneladas. Entre as estratégias para a realização dessa meta estavam a necessidade de planejamento e gestão, diagnóstico do solo, com análise das características físico-químicas, distribuição de manivas-semente de mandioca, que possuem qualidade genética e fitossanitária e a disponibilização de uma área para a criação de um maniveiro, entre outras ações. 

Foi indicada a possibilidade de inserir outras culturas, intercaladas à da mandioca, como a do cacau, e também a de maracujá, que é produção de ciclo curto. Foram discutidas outras ações como a implantação de uma feira da Agricultura Familiar, de Quintais Produtivos e a necessidade de um levantamento do número de agricultores e agricultoras familiares com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), para que seja ampliado, permitindo, assim que esses agricultores e agricultoras possam acessar outras políticas públicas, como a do crédito.

A reunião contou com a presença da deputada federal Alice Portugal, do secretário de Agricultura de Aratuípe, Valmir, e o coordenador de Projetos Especiais da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), Gilmar Bonfim.


COMPARTILHAR