Blog Tempo Presente

Passagem de ônibus em Ilhéus fica mais cara

Jabes Ribeiro tratou sobre o aumento em entrevista coletiva (Foto: Alfredo Filho/ Secom Ilhéus)
Jabes Ribeiro tratou sobre o aumento em entrevista coletiva (Foto: Alfredo Filho/ Secom)

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, anunciou em entrevista coletiva que o valor da tarifa do transporte urbano sofrerá reajuste, como prevê o contrato de concessão do serviço. A proposta de aumento, que será apreciada pelo Conselho Municipal de Transportes, deve elevar o valor dos atuais R$ 2,60 para 2,80.

Segundo Ribeiro, a solicitação de reajuste foi feita pelas concessionárias, Viametro e São Miguel, em maio passado e, desde lá, o pedido vem sendo analisado tecnicamente pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sutran). As empresas protocolaram um pedido de reajuste para R$ 3,52, o que foi descartado pelo gestor.

Entre os motivos alegados pelas empresas estão a tarifa única, que determina que o mesmo valor seja cobrado para viagens dentro da cidade assim como para os distritos, aumento do combustíveis, dos salários dos funcionários e dos impostos. Para o prefeito, havia duas saídas para a situação: acabar com a tarifa única e prejudicar milhares de moradores da zona rural com a elevação do valor da passagem acima do índice da inflação, ou manter a tarifa única baseada em estudos técnicos e socialmente maus justa.(Diário Bahia)


COMPARTILHAR