Blog Tempo Presente

Parceria entre ACI e CIEE fomenta a contratação de estudantes do programa Jovem Talento

Em uma parceria firmada entre a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna e o Centro de Integração Empresa-Escola, as empresas associadas à ACI terão a oportunidade de contratar estudantes do Ensino Médio e Técnico, capacitados pelo programa de Estágio Jovem Talento. A iniciativa foi oficializada durante uma reunião virtual com representantes das instituições. Mais informações pelo telefone da Associação: (73) 3613-1171.

Representantes da ACI e CIEE

Os jovens contratados participam de um programa de capacitações de Ensino a Distância, oferecido pelo CIEE, com o foco nos setores administrativo, comércio, tecnologia e finanças/contábeis. Aliado a isso, o empresário tem os benefícios de isenção de tributos trabalhistas, pois não há vínculo empregatício e está amparada na Lei do Estágio (Lei nº. 11.788/08).

Além de contribuir para a colocação do estudante no mercado de trabalho, a supervisora da Unidade de Atendimento de Itabuna, Gersolita Dagorete explicou que “o programa auxilia as empresas na preparação de um jovem que poderá ser seu futuro colaborador, diminuindo os custos com seleção e treinamento”.

O presidente da ACI, Sérgio Velanes parabenizou a iniciativa que visa treinar e capacitar jovens que muitas vezes buscam o primeiro emprego e não têm a capacitação exigida para ingressar no mercado de trabalho. “As empresas buscam por profissionais capacitados e capazes de interagir com as novas tecnologias”.

Dados

O Programa Jovem Talento será aplicado em Itabuna, em parceria com a ACI, com o objetivo de melhorar os índices de emprego entre os jovens.  Segundo números do IBGE divulgados em novembro de 2020, o desemprego da faixa etária entre 18 a 24 anos ficou em 31,4% no 3º trimestre de 2020. Na análise por Estados, os maiores percentuais ficaram com a Bahia (20,7%), Sergipe (20,3%) e Alagoas (20%).


COMPARTILHAR