Blog Tempo Presente

Parceria da Uesc com a Bamin deve atender cerca de mil alunos e pesquisadores

Um convênio de cooperação científica e tecnológica, firmado entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a Bahia Mineração (Bamin), garantiu que, nos próximos quatro anos, pesquisas acadêmicas serão desenvolvidas em parceria com projetos socioambientais da Bamin em comunidades localizadas no entorno do Porto Sul, em Ilhéus. A iniciativa colabora com o processo de formação de estudantes, valoriza a ciência e incentiva a produção de conhecimento.

O reitor da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana recebeu na Universidade o CEO da Bamin, Eduardo Ledsham,  para um ato simbólico de assinatura do convênio. Estiveram presentes professores da instituição e uma comitiva formada por gestores da Bamin que acompanham os programas socioambientais vinculados à fase inicial de construção do Porto Sul. O evento consolidou a parceria de 10 anos entre empresa e a  Uesc, pois em 2011 foi firmado o primeiro convênio entre as duas instituições.

A celebração desse convênio permite o envolvimento de docentes e discentes na realização de estudos e pesquisas, especialmente aqueles relacionados com a execução das atividades do Porto Sul. Isso contribui para a formação de recursos humanos das duas instituições, e as ações resultantes dessa parceria contribuirão para preservação e conservação do meio ambiente, a promoção do desenvolvimento econômico e social local, e o fomento à inovação e empreendedorismo.

O reitor da Uesc, Alessandro Fernandes, destacou a importância dos investimentos da Bamin na região e reafirmou o papel da Universidade Estadual de Santa Cruz em dialogar com setores ligados ao desenvolvimento. “Ilhéus possui hoje uma população eminentemente urbana e passa por uma fase de muitos investimentos e desenvolvimento. O desafio da universidade é quebrar o mito de que público e privado não podem andar juntos e mostrar à sociedade o que uma parceria desse porte permite”, completou.

“A Bamin possui uma série de projetos ligados à sustentabilidade e, por meio desse convênio, reforçamos a importância das contribuições da Uesc no nosso trabalho. O desenvolvimento social, tecnológico e científico de Ilhéus é importante para deixarmos um legado que vai além das atividades ligadas ao Porto Sul ou à mineração”, comentou o CEO da Bamin, Eduardo Ledsham.

POTENCIAL – O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Uesc, Alexandre Schiavetti, acredita que cerca de mil alunos e professores deverão ser atendidos pelo convênio, seja por meio de visitas técnicas em aulas práticas ou no desenvolvimento de projetos de pesquisa em trabalhos de graduação, mestrado ou doutorado. “Para o fomento à pesquisa, o convênio possibilitará que diversas ações que têm elevado custo possam ser executadas”, afirmou.

O convênio deve atender, principalmente, demandas acadêmicas dos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Administração, Ciências Econômicas e Comunicação Social. São pesquisas que aprimoram projetos como o “Soluções Ecológicas”, realizado pelo Programa de Educação Ambiental com Comunidades da Bamin e os professores ligados a área de estudos e pesquisas socioambientais da Uesc. Seu objetivo é promover o conhecimento e a vivência de práticas em permacultura por meio da mobilização coletiva para construção de um sistema de tratamento de esgoto utilizado, majoritariamente, em propriedades rurais.

“Os projetos socioambientais da Bamin ganham qualidade e eficiência quando são executados em parceria com a Universidade. Aplicamos o conhecimento científico às nossas metas de preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida das comunidades do entorno do Porto Sul”, assegura a gerente geral de Meio Ambiente e Relacionamento com Comunidades do Porto Sul, Caroline Azevedo.

UMA DÉCADA DE PARCERIA – O primeiro convênio firmado entre Bamin e a Uesc foi em maio de 2011 e vigorou por cinco anos. Nesse período, foram realizadas ações como o Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira na região de influência direta e indireta do Porto Sul, nos municípios de Ilhéus, Uruçuca e Itacaré. Desde esta época, o monitoramento da pesca era realizado pela equipe da Uesc, o que segue até hoje com a mesma equipe de pesquisadores e uma coletânea valiosa de dados sobre a dinâmica desta atividade no entorno do projeto.

UESC – A Uesc celebra 30 anos de estadualização pelo governo da Bahia através da lei 6.344. Ao longo desse período, a Universidade se consolidou como um polo de desenvolvimento do Sul da Bahia e atingiu a marca de mais de 20 mil profissionais graduados. São oferecidos hoje 33 cursos de graduação presencial e cinco na modalidade à distância. Na pós-graduação, são 17 especializações, 25 mestrados e oito doutorados.

BAMIN – Há 16 anos a Bamin está presente no Brasil, investindo continuamente em seus negócios, que incluem a Mina Pedra de Ferro, na região de Caetité, o Porto Sul, em Ilhéus, e agora com o trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste Leste – FIOL. A empresa faz parte do Eurasian Resources Group (ERG), líder em mineração, metais e logística. O ERG é também o maior operador de transportes da Ásia Central, com ampla experiência em ferrovias.


COMPARTILHAR