Ouvidoria Geral apresenta balanço do primeiro trimestre 2016

Balanço-ouvidoria-2016A Ouvidoria Geral do Estado (OGE) registrou nos primeiros meses do ano 13.683 mil manifestações referentes aos serviços públicos estaduais. Desse total, 87% já foram respondidas e 44% no mesmo dia. Reclamações e pedidos de informação são as demandas mais frequentes.

Dos registros, 43% foram classificados como reclamação, 28,33% representa pedidos de informação, seguido por denúncias (10,98), solicitação (9,38%), elogio (7,43%) e sugestão (1%). Pedidos de informação sobre ações do governo do Estado foi o item mais demandado.

O 0800 foi o principal meio de contato utilizado pelos cidadãos para dialogar com a Ouvidoria Geral, com 44%. Na sequência aparecem a internet, com 40,50%, atendimento presencial (9,3%), e-mail (3%) e ouvidoria itinerante (1%). Os cidadãos comuns realizaram 66% dos registros, seguidos dos servidores públicos 12,8%, pessoa jurídica 2,46%.

As secretarias com maior número de registros foram de Educação (Sec), com 21%, de Administração (Saeb), com 13,45%, e Secretaria de Turismo (Setur), 12,77%. Salvador e Feira de Santana lideram entre a cidades com o maior número
de manifestações, com 53,72,17%
e 3,0%, respectivamente.

“As estatísticas mostram a importância deste mecanismo de controle de qualidade dos serviços públicos na garantia do exercício da cidadania e da transparência pública, que é um direito do cidadão, assegurado na Lei de Acesso à Informação”, diz o ouvidor-geral, Yulo Oiticica.


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