Blog Tempo Presente

Obras da Barragem do Rio Colônia estão 25% concluídas

Rui Barragem_22_07_2016Iniciadas em fevereiro deste ano, as obras da Barragem do Rio Colônia, situada no município de Itapé, no litoral sul do estado, estão 25% concluídas e devem ser finalizadas no segundo semestre de 2017. O equipamento, que conta com investimentos de R$ 120 milhões, recursos dos governos estadual e federal, garantirá o abastecimento regular de água tratada para mais de 350 mil moradores da região.

O governador Rui Costa realizou uma visita técnica ao local na manhã desta sexta-feira (22) e destacou a importância do empreendimento para a qualidade de vida dos moradores e desenvolvimento econômico da região. “Essa obra é importantíssima, pois vai garantir o abastecimento por muitas décadas. Além da barragem em si, o projeto inclui a relocação da estrada, de linhas de energia, a construção de habitações, entre outras obras complementares. Temos um compromisso com o desenvolvimento dessa região, e para isso essa obra é fundamental, bem como o novo hospital em construção que acabei de visitar e a duplicação da BR-415, uma obra tão sonhada pelos moradores daqui, e que vamos autorizar a licitação ainda nesta sexta”.

Barragem_Rui_costa_22_07_2016Diversos procedimentos já foram realizados para o início da construção da estrutura física da barragem, antiga reivindicação da região, que passa por uma crise de abastecimento sem precedentes, agravada pela falta de chuva. Implosão de terreno pedregoso, terraplanagem, escavação e o desvio de um trecho de um quilômetro da BA-120 foram algumas das intervenções realizadas.

Durante a vistoria, Rui também falou de outros investimentos em curso para o desenvolvimento do Litoral Sul. “Na saúde, ainda vamos construir uma policlínica regional rui barragem 2em Ilhéus e transformar o Hospital Luiz Viana em maternidade e hospital infantil. Daqui a 60 dias eu também volto para visitar as obras da Ponte Ilhéus-Pontal e, em breve, ainda vamos dar a ordem de serviço para o esgotamento em Pontal. Além disso, encontramos uma solução com os chineses para o Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste. Falta apenas a finalização da negociação entre eles e a Valec, para que as obras voltem a todo vapor. A região volta a ter fortes investimentos para garantir seu desenvolvimento”, afirmou.
A Barragem do Rio Colônia terá 25 quilômetros de lâmina d’água, eixo de 124 metros e altura de 21,4 metros. Quando atingir o nível mais alto, possuirá volume total de mais de 62 milhões de metros cúbicos de água.


COMPARTILHAR