Blog Tempo Presente

O Mutirão do Diabético de Itabuna 2015

mutdiab 13Em sua 11ª edição, o Mutirão do Diabético de Itabuna, realizado no sábado (21), consolidou o município como a Cidade Azul. Foram cerca de 35 mil procedimentos, entre exames médicos no HOBR e ações de orientação e prevenção na Cidade do Diabetes (Praça Rio Cachoeira), com a participação de profissionais de saúde de Itabuna e outros estados brasileiros e cerca de mil voluntários. Uma das novidades de 2015 foi a realização do Diabetes Kids, um espaço exclusivo para as crianças, com atividades de lazer e exames para detecção precoce do diabetes.

Apontado como um exemplo que pode ser aplicado em vários países, o projeto do Mutirão do Diabético de Itabuna, promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio e Associação dos Diabéticos de Itabuna, será apresentado num congresso internacional sobre diabetes, que acontece em dezembro no Canadá. De acordo com o Dr Rubens Belfort Jr., presidente da Academia Brasileira de Oftalmologia e vice-presidente da Acadmutdiabet 5emia Nacional de Medicina “o mutirão enfoca uma doença que é a causa mais frequente de cegueira, amputações e mortes e é um exemplo de como a comunidade pode se unir em torno de um programa de saúde efetivo, esse mutirão em Itabuna é um exemplo para o país todo e já está sendo levado a outras cidades do Brasil”.

“É um evento primordial para a população mais carente, atuando no tratamento e na prevenção. A educação é fundamental, porque a partir do indivíduo conscientizado ele consegue autogerenciar a sua doença e melhorar a sua qualidade de vida”, afirma a Dra. Lilian Fanny de Castilho, presidente da ANBED (Associação Nacional Brasileira de mutdiab 13Educadores em Diabetes) e diretora da FENAD (Federação Nacional de Entidades e Associações em Diabetes). Para o Dr André Maia, chefe do setor de retina da Escola Paulista de Medicina, “esse é um evento inédito no Brasil, em termos de pacientes atendidos e de ações multidisciplinares. O Mutirão serve de modelo para que outras regiões do pais façam atividades semelhantes.


COMPARTILHAR