Blog Tempo Presente

O discurso da paraninfa

flavia_paraninfaFlávia Pires Mata

(discurso de paraninfa – Administração – FTC Itabuna- 13/09/2019)

Boa noite à todos!

Excmª Srª. Assessora Acadêmica da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Itabuna-Bahia, Sraª. Ana Lúcia Lima,

Excmª. Sra. Coordenadora do curso de Administração minha querida Maria Alice Dória,

Queridos colegas professores do colegiado de Administração, aos quais peço autorização para representar-lhes nessa noite, por acreditar que somos juntos responsáveis pelo sucesso dessa turma,

Senhores pais, mães, familiares, amigos e amigas de nossos formandos,

Minhas amadas formandas e meus amados formandos,

Não tenho como mensurar o tamanho da felicidade ao receber o convite para ser Paraninfa da turma. Por acreditarem, que algo que eu possa expressar, pode ser relevante nesse momento tão especial da vida de vocês.

Em um instante, minha mente foi preenchida das melhores lembranças: as cobranças, as reclamações, as aulas intermináveis, as mensagens pelo Watszap, as angústias, as tristezas, a preocupação com os prazos.

Mas presenciei também as conquistas, os aprendizados, as relações interpessoais, as vitórias, os sorrisos e os abraços.

Elaborando o presente discurso, busquei um estímulo de exemplos de superação….e só me vinha à mente…VOCÊS. É isso! Hoje, eu quero falar de vocês.

Eu escolhi algumas características que me lembra a personalidade de vocês e gostaria de compartilhar…

ANA KAROLINA, você representa a resiliência, ao provar que pode se adaptar às mudanças e realizar o melhor no tempo certo. Na vida, é preciso dar um passo pra trás, para dar um passo mais firme na frente.

ALINE, você representa a paciência em todas as situações. Com vc aprendemos que a paciência é a única solução para os males que não tem solução…isso traz equilíbrio para a vida!

ALLAN, você representa a persistência, quando tudo parecia estar perdido, você lutou por mais uma chance e foi rumo ao sucesso. A persistência é o caminho do êxito!

GINALDO, você representa a determinação, conciliar trabalho e estudo foi desafiador hein meu amigo? Na vida a mudança só acontece quando decidimos e agimos.

LAIZE, você representa a serenidade, quando manteve a calma nas situações. A serenidade é necessária para aceitar as coisas que não podemos mudar e continuar a luta em busca dos objetivos.
LARISSA, você representa o conhecimento, ao mostrar o quanto a prática do estudo engradece a alma. O conhecimento nos faz referência para a vida.

LOURIVAL, você representa o silêncio, ao se comportar de forma silenciosa mesmo em tempo difíceis. Em alguns momentos da vida precisamos acalmar o coração… o silêncio é a oração dos sábios.

MÁRCIA, você representa a amizade, você e sua dupla nos provaram que a amizade é o suporte necessário para vencer os desafios. É da faculdade que levamos os grandes amigos!

MARIA CONCEIÇÃO, você representa a fé! Porque todos nós temos a força de MARIA, como diz a música…Quem traz na pele essa marca, possui a estranha mania de ter fé na vida.

MIKAELY, você representa a personalidade forte, ao demonstrar que acredita no que deseja e realiza os objetivos no seu tempo. Tem uma frase que diz: Mude suas opiniões mas não perca seus princípios.

RAFAELA, você representa a Responsabilidade, ao nos passar a importância de levar à sério nossas missões. Ser responsável na vida é poder centrar nossas ações em busca dos nossos objetivos.

TAIS BRAITT, você representa o espírito empreendedor, ao acreditar em suas ideias, defender seus projetos e provar que pode dar certo. Na vida, precisamos acreditar em nossos propósitos.

Por fim, THAÍS OLIVEIRA, entre tantas características grandiosas, escolhi você para representar a família… em nome de todos… como é importante carregar o DNA dos nossos antepassados como exemplo de força! Afinal, quando as raízes são profundas, não há razão para temer o vento.

Gostaria de pedir licença aos formandos para homenagear nossos alunos que fizeram parte dessa turma mas, colaram grau em outro momento. Escolhi o AMOR para vocês representarem…pois é o amor que nos faz olhar o outro com os olhos do coração, essa festa também é de vocês!

Eu não preciso ir muito longe para mostrar que vocês são os grandes exemplos de superação. Qual a dúvida que a força existe dentro de vocês? Foram as quedas que os tornara mais fortes. Henry Ford nos lembra que o insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência.

Estamos caminhando para a Indústria 4.0… segundo Eduardo de Senzi, da Escola Politécnica da USP, em um artigo publicado no portal da revista Exame, “a tendência é que os profissionais do futuro precisarão ser criativos, flexíveis, visão ampla e trabalhem unidos. E vocês sabem que são capazes de assumir esse desafio.

Por isso, como minha última orientação, eu desejo que vocês se preparem para esse novo mercado, exerçam a linda profissão de Administrador, sem esquecer um só minuto o juramento que aqui fizeram.

O âmbito profissional exige direcionamento, e pra isso é necessário identificar qual o propósito de vida de vocês, cito mais uma vez as palavras que deve ecoar até hoje nos seus ouvidos….definam suas metas, tracem seus objetivos e iniciem suas ações estratégicas. Pois quem não tem um plano de vida pessoal, não consegue desenvolver seu plano profissional.

Independente do caminho que forem percorrer, façam o diferencial!

Exerçam a humildade para sempre aprender mais…

Valorizem seus pais e familiares, eles estarão aqui sempre que precisarem voltar ao ponto de partida para lembrar a essência de vocês.

Respeitem as diferenças dos colegas de trabalho, elas existem para que possamos nos aprimorar.
Agradeço muito à vocês pela oportunidade que eu tive de evoluir com a nossa convivência…

Uma vez professor… sempre professor, por isso contem comigo para o que precisarem. Tenho certeza de que nossos sentimentos agora se misturam pois há lembranças e uma gratidão enorme à Deus pela experiência vivida. Finalizo com as palavras mais bem definidas da função de Ser professor do pensador alemão Herman Hesse:

“Nada lhes posso dar que já não exista em vocês mesmos.
Nada lhes posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave.
Não posso abrir-lhes outro mundo de imagens, além daquele que há em suas próprias almas.Eu apenas ajudei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo”.

MUITO OBRIGADA!

Flávia Pires Mata é professora de Administração e Mestranda em Bioenergia


COMPARTILHAR