Blog Tempo Presente

Nilo vira comendador no aniversário de 481 anos de Ilhéus

Nilo_niver_ilheus_15Por Sócrates Santana

“E, de repente, o avião se desviou da rota para o sul, e a cidade apareceu ante os olhos dos viajantes”. Com essas linhas, o escritor Jorge Amado inicia o livro que daria nome a comenda concedida ao presidente da Assembleia, o deputado estadual Marcelo Nilo (PDT) nesta manhã de domingo (30), a Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus. A comenda faz jus às 152 publicações editadas pela gráfica da Assembleia Legislativa da Bahia nas cinco gestões do parlamentar baiano, que a convite do prefeito Jabes Ribeiro participou das celebrações e foi homenageado no aniversário de 481 de Ilhéus.

Logo cedo, após pouso no aeroporto de Ilhéus, sob forte chuva litorânea, o deputado Marcelo Nilo seguiu para as torres amareladas da imponente Catedral de São Sebastião, onde subiu as escadarias para participar de missa em celebração ao aniversário da capital do cacau. Entre as colunas da catedral, Nilo assistiu a missa ao lado do vice-governador, João Leão e outros parlamentares.

Biblioteca Pública

Com o término da cerimônia eclesiástica, o presidente da Assembleia ainda acompanhou a inauguração da Biblioteca Municipal de Ilhéus, que ganhou o nome do escritor Adonias Filho, autor de célebres obras, a exemplo de As velhas e Corpo Vivo. Sem coincidências, a biblioteca pública está localizada em praça que leva o nome de outro imortal baiano, o poeta Castro Alves. A biblioteca funcionará de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h, exceto em feriados. O acervo é composto por livros nacionais e estrangeiros, atlas, dicionários e enciclopédias. Nilo deve incrementar o acervo da Biblioteca Municipal com alguns volumes publicados pela editora ALBA.

De acordo com o secretário de cultura, Paulo Atto, uma das novidades é a criação da agência de fomento à economia criativa, em parceria com o Sebrae, que funcionará dentro da biblioteca e tem como objetivo assessorar artistas do município. A biblioteca faz parte do acervo de bens culturais e históricos da cidade. No passado, o prédio abrigou o histórico Grupo Escolar General Osório, primeira escola pública de Ilhéus (inaugurada em 31 de dezembro de 1915).

Comenda e anúncio

A última atividade deste domingo ocorreu no Centro de Convenções de Ilhéus, justamente a entrega da Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, concedida para o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo e mais dez personalidades, entre elas, o memorialista José Rezende Mendonça. Na oportunidade, o vice-prefeito de Ilhéus, Carlos Machado (Cacá), aproveitou a ocasião para anunciar ainda a sua filiação ao Partido Progressista (PP).

Sócrates Santana é jornalista de Salvador.


COMPARTILHAR