Blog Tempo Presente

Naomar de Almeida, reitor da UFSB participou de pauta no Senado

Na última segunda-feira (22/06), o reitor Naomar de Almeida Filho, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), debateu no Senado sobre as propostas que a UFSB utiliza para enfrentar os desafios na Educação. O debate ocorreu em audiência pública com o tema: “Marco Legal para o desenvolvimento de um Sistema Nacional de Conhecimento e Inovação (SNCI) no Brasil: Projetos em Andamento e Lacunas a Preencher”, presidida pelo senador Cristovam Buarque.

Na audiência, Naomar apresentou a UFSB e falou sobre os quatro grandes desafios enfrentados na educação na atualidade: “Desconstruir a educação como fator de exclusão social; superar conceitos elitistas de excelência e autonomia; integrar sistemicamente a Universidade ao campo social da educação; e recriar a Universidade Pública como protagonista em novos modelos de desenvolvimento regional e planetário”.

Evidenciou ainda que, em se tratando de instituições interiorizadas, acresce ainda alguns elementos de dificuldade, sendo um deles a exclusão de jovens no território onde uma instituição se instala, por ela ser excelente, trazendo pouca contribuição para o entorno. Visando esse ponto, a UFSB implantou os Colégios Universitários, que são unidades descentralizadas da Universidade, instaladas em locais com mais de 20 mil habitantes, trabalhando com modelo de aula metapresencial. Abarcando assim, mais locais com acesso a um ensino superior de qualidade e gratuito.

O desfecho se deu com a apresentação de complexos integrados de educação que a UFSB está implantando. Os complexos estão sendo formados nas escolas estaduais que acolhem os Colégios Universitários e teriam a gestão pedagógica da universidade e a gestão administrativa da Secretaria Estadual, enriquecendo o trabalho dos professores e alunos no avanço para a formação de pessoas capazes de contribuir com a sua comunidade.

Estiveram presentes também Emília Ribeiro Curi, Secretária Executiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que abordou sobre a discrepância entre o investimento público e privado na área da educação e ressaltou a falta de interesse das empresas brasileiras no fomento ao investimento em pesquisa e inovação; Rafael Lucchesi Ramacciotti, diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria, que falou sobre a importância do Brasil seguir a agenda científica e tecnológica mundial; e o Pró-Reitor de Pesquisa da USP, que encara como o grande desafio do Brasil, o investimento na expansão do ensino superior focado na qualidade e relevância da produção universitária.(Malu Carvalho/AscomUFSB)


COMPARTILHAR