Blog Tempo Presente

Mutirão do Diabético transforma Itabuna na Cidade Azul da prevenção

Será realizado neste sábado, dia 21 de novembro, o Mutirão do Diabético de Itabuna, que chega à sua 11ª. edição. Promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio e Associação dos Diabéticos de Itabuna (ASDITA), o mutirão acontece no HOBR e na Praça Rio Cachoeira. Na área interna do Hospital de Olhos, haverá mapeamento de retina para detecção de retinopatia diabética, exame do pé diabético com triagem dos casos mais graves, exame do rim diabético com a equipe de nefrologia da Santa Casa, e tratamento a laser de retina, que terá continuidade após o Mutirão.

Na Praça Rio Cachoeira, denominada Cidade do Diabetes, serão prestados serviços de orientação e prevenção como exames de glicemia capilar para detecção do diabetes (uma campanha da Federação Nacional do Diabetes), avaliação nutricional, cuidados com o pé diabético, utilização correta da insulina, monitoramento do diabetes em casa, direitos do diabético e atividades físicas com avaliação dos pacientes.

Uma novidade é o espaço Diabetes Kids, com atividades recreativas e exames de detecção do diabetes em crianças, com a participação de equipes da rede básica de saúde em Itabuna, que foram capacitadas numa parceria entre o Hospital de Olhos e a Secretaria de Saúde de Itabuna.


COMPARTILHAR