Blog Tempo Presente

Movimento propõe estimular economia via pequeno negócio

Uma proposta acaba de ser lançada em favor do fortalecimento da economia brasileira: compre da pequena e microempresa e resguarde fatia importante da riqueza do país e do mercado de trabalho nacional. Os pequenos e micro negócios são mais de 10 milhões em todo o país, têm faturamento de até R$ 3,6 milhões por ano e geram o equivalente a 27% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo Brasil.

Essa é a proposta do movimento nacional de estímulo ao consumo de serviços e produtos comercializados por pequenas e microempresas nacionais, lançado semana passada pelo Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), vinculado à Secretaria da Micro e Pequena Empresa, da Presidência da República.

Destacando o ineditismo da campanha – o Sebrae nunca utilizou iniciativa com tal dimensão em 42 anos de atuação –, o presidente da instituição, Luís Barreto, lembrou que os pequenos empreendimentos, mas que representam 95% do total das empresas registradas no país, são majoritários na geração de empregos com carteira assinada: 52%, ou acima de 17 milhões de vagas. No comércio, 70% das vagas estão nas PMEs.

“Isoladamente, uma empresa representa pouco. Mas, juntas, elas são decisivas para a economia e não se pode pensar no desenvolvimento do Brasil sem elas”, destaca a nota do Sebrae.


COMPARTILHAR