Blog Tempo Presente

Médicos cubanos que atuam no Sul da Bahia se confraternizam em Itabuna

Confra_medicos_cubanos_itabunaA Associação Itabunense de Amigos de Cuba comemorou neste domingo (26), o 62º aniversário do ataque ao Quartel Moncada, festa nacional cubana, com a realização do 1º. Encontro de Médicos Cubanos do Sul da Bahia. Organizado por Jorge Almeida, Luiz Sena, Valter Moraes, Humberto Barreto, Geraldo Cassolinha e Daniel Thame, o encontro marcou a primeira atividade da recém criada associação.

O encontro contou com a presença de 40 médicos cubanos que atuam em 17 municípios do sul do Estado, no programa federal Mais Médicos. Participaram também sindicalistas, a Cônsul de Cuba para o Nordeste Laura Pujol, o presidente do PT /Bahia Everaldo Anunciação e o vice-prefeito de Itabuna Wenceslau Junior.

A cônsul-geral de Cuba destacou a importância histórica desta data e do contexto da celebração especial, com o retorno dos Cinco Heróis à sua pátria. Ela parabenizou os médicos pelo seu excelente trabalho contribuindo para a elevação dos índices de saúde do povo brasileiro.

Laura Pujol congratulou-se com os criadores da associação convidando-os a juntar-se ao movimento internacional de solidariedade a Cuba, na luta para a eliminação do bloqueio e para a devolução do território ocupado ilegalmente em Guantánamo pelos Estados Unidos.

Leia mais no Blog do Thame.


COMPARTILHAR