Blog Tempo Presente

Lula lidera intenções de voto com 49%, aponta em pesquisa Ipec

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a pesquisa de intenção de votos divulgada pelo Instituto de Pesquisas Cananéia (Ipec) na madrugada desta sexta-feira (25). O petista aparece com 49% das intenções.

Com índice menor que a metade, aparece o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com 23% das intenções de voto. O mesmo levantamento mostrou aumento na reprovação do atual governo (veja aqui).

A pesquisa apontou ainda que Ciro Gomes (PDT) teve 7% das intenções de voto, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), 5%, e o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), 3%. Brancos e nulos somaram 10% e os que não sabem ou não responderam registraram 3% da amostra.

Outro índice que mostra o crescimento de Lula e a queda de Bolsonaro, com base nesse levantamento, é a “certeza de voto”. Os entrevistadores perguntaram em quem os participantes votariam com certeza, poderiam votar ou não votariam de jeito nenhum. 

Do total, 61% disse que poderia votar ou votaria com certeza em Lula, respostas dadas por 50% das pessoas na pesquisa feita em fevereiro. Outros 36% não votariam nele de jeito nenhum. Antes, 44% diziam isso.

Já Bolsonaro é opção cogitada ou definitiva de 33% dos entrevistados – era de 38% em fevereiro. Já 62% das pessoas não votariam nele de jeito nenhum. Na pesquisa anterior, eram 56%.

Divulgada hoje, a pesquisa foi feita entre 17 e 21 de junho. O instituto ouviu 2.002 pessoas, espalhadas em 141 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos para mais e para menos.(Bahia Noticias)


COMPARTILHAR