Blog Tempo Presente

Lenildo Santana destacou importância da inclusão e desenvolvimento do Setaf para o Litoral Sul

Lenildo Santana 2 FOTO ASCOM AMURCDurante o ato de inauguração do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar – Setaf, realizado na manhã desta quinta-feira, 8, em Itabuna, o presidente da Amurc e do CDS-LS, Lenildo Santana destacou a iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR de regionalizar as ações em prol do fortalecimento da Agricultura Familiar.

Com a finalidade articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares baianos, a unidade do Setaf em Itabuna vai atender, cerca de, 14 mil famílias de agricultores do Território Litoral Sul. A ideia, segundo o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues é desenvolver uma identidade do setor rural na Bahia, através de programas de incentivo a ampliação de renda e qualificação da produção para a manutenção do homem no campo.

“Para isso acontecer temos que ter a parceria com as entidades, e nesse caso estamos tratando as prefeituras como estratégia. Temos que fazer uma rede de parcerias com as prefeituras, secretarias, cooperativas, sindicatos, consórcios e demais entidades representativas para que possamos chegar com força, e nesse sentido a Amurc é uma parceira estratégica para nós e queremos aprofundar as ações”.

De acordo com Lenildo, a vinda do secretário Jerônimo é importante, pois traz para as secretarias municipais e para os prefeitos o diálogo do governo do Estado com os governos municipais. “A política de fortalecimento da Agricultura Familiar é de extrema importância, pois inclui a comunidade rural no desenvolvimento econômico do Estado. Além disso, a população terá acesso, mais próximo, aos diversos serviços prestados pela SDR, em Salvador”.

Parceria com os municípios

Ainda este mês de outubro, o secretário Jerônimo destacou que uma agenda está sendo organizada pela SDR para reunir um grupo de entidades parceiras da região, em Salvador visando debater metas a serem alcançadas junto a equipe técnica da secretaria. 101_8160“O nosso apelo é o mesmo do governador [Rui Costa], que é fortalecer uma relação de parceria com os prefeitos, vereadores, consórcios e movimentos sociais para avançarmos nessa luta”, finalizou o representante do Estado.

Os SETAFs são compostos por equipes técnicas da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e demais órgãos que integram a SDR.

O ato de inauguração contou ainda com as presenças de prefeitos e secretários municipais do Território Litoral Sul, representantes do Poder Legislativo e da Assembleia Legislativa do Estado, pequenos produtores de Itabuna e cidades circunvizinhas e demais autoridades regionais e estaduais.


COMPARTILHAR