Blog Tempo Presente

Itacaré abre as matrículas para Escola do Vetor Disciplinar Militar

Itacaré abre as matrículas para Escola do Vetor Disciplinar Militar » Costa  do Cacau Blog

O município de Itacaré vai implantar, já a partir deste ano, a Escola do Vetor Disciplinar Militar, uma unidade que vai funcionar no Colégio Dr. Manoel Castro, no bairro da Pituba, oferecendo turmas do 6º ao 9º ano. As matrículas estarão abertas entre os dias 23 a 25 de fevereiro, sempre das 8 às 14 horas, na própria Escola Dr. Manoel Castro.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, ressaltou a importância de oferecer aos estudantes e pais a oportunidade de escolher o sistema educacional que deseja fazer parte. De acordo com o prefeito, a implantação do Vetor Disciplinar Militar não impõe ao estudante o regime de ensino, mas garante a liberdade de escolha entre o modelo de unidade educacional que quer estudar, já que as outras escolas estarão funcionando regularmente.

A secretária municipal de Educação, Eliane Camargo, falou desse modelo de ensino que já vem sendo desenvolvido em 112 escolas da Bahia, da experiência positiva observada nessas unidades e desse momento histórico onde Itacaré estará oportunizando para os alunos do município a escolha da escola que ele quer estudar. E para garantir a vaga os pais ou responsáveis precisam procurar a unidade de ensino para fazer a matrícula.

A implantação da Escola do Vetor Disciplinar Militar de Itacaré foi discutida em audiência pública que contou com a participação de representantes dos mais diversos segmentos do município, incluindo a Prefeitura, Câmara de Vereadores, conselhos municipais, professores, pais, alunos, trabalhadores em educação e lideranças de diversas religiões, que aprovaram, por unanimidade, esse novo sistema. Durante a audiência, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os detalhes desse sistema de educação, esclarecer as dúvidas, propor adequações e escolher essa proposta de ensino, que tem como base a disciplina, o rendimento escolar e os valores morais.

Na audiência pública o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar (15º BPM), tenente-coronel Ferreira Lopes, falou da importância do Vetor Disciplinar, esclareceu as dúvidas dos participantes e destacou a experiência positiva desse projeto em diversos municípios baianos, onde se busca principalmente a disciplina, a melhoria na qualidade do ensino e a formação de jovens mais capacitados e preparados para vida. Durante os debates foi aberto o espaço para que todos os segmentos pudessem colocar suas opiniões e esclarecer as dúvidas. Em votação, o projeto de implantação do Vetor Militar Disciplinar em uma escola da rede municipal de Itacaré recebeu a aprovação por unanimidade.


COMPARTILHAR