Blog Tempo Presente

Improviso, Oxente! promove debate sobre Governança

improviso-oxente-580x287Acessibilidade nos espaços públicos, acesso à justiça, combate à corrupção, participação de mulheres e negros no governo e de jovens e adolescentes em instâncias deliberativas são alguns dos indicadores do eixo “Governança”, tema do debate do Improviso, Oxente! que acontecerá na próxima terça-feira (12), na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus (Avenida Soares Lopes). Com entrada gratuita, o evento vai reunir a sociedade civil em uma intensa discussão sobre os indicadores desse setor. Para capitanear o debate, será convidada a promotora Regional de Meio Ambiente Costa do Cacau Leste, Aline Valéria Salvador.

Este é o segundo de uma série de 13 debates semanais, que acontecerão sempre às terças-feiras, promovidos pelo Instituto Nossa Ilhéus em parceria com o Teatro Popular de Ilhéus. O objetivo é promover a discussão sobre as necessidades prioritárias da cidade a partir de indicadores, baseados nos 12 eixos Programa Cidades Sustentáveis. Durante o encontro, os indicadores de 2012 – que podem ser acessados em nossailheus.org.br/indicadores – servirão como ponto de partida para a discussão.

O debate sobre o eixo Governança parte da ideia de que uma gestão moderna e democrática deve combinar as diretrizes político-partidárias do governante com mecanismos de atuação direta da sociedade nas decisões administrativas, sempre respeitando a diversidade e construindo instrumentos que fomentem a igualdade em diferentes níveis. Por isso, também são esperados no debate pré-candidatos ao legislativo e ao executivo municipal, além de membros dos conselhos de políticas públicas municipais.


COMPARTILHAR