Blog Tempo Presente

Ibicaraí recebeu Oficina sobre Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira

oficinaA prefeitura de Ibicaraí, através da secretaria municipal Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), participaram durante toda a manhã da última terça-feira, 30 de maio, nas dependências da Faculdade Montenegro, situada na avenida São Vicente de Paula, Centro, em Ibicaraí, de um oficina para traçar o Plano Estratégico de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira.

Essa ação está acontecendo em três etapas: a primeira no município de Itororó, no último dia 23 de maio; a segunda em Ibicaraí e a terceira e a última etapa, quarta-feira, dia 31, nas dependências da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).

As oficinas fazem parte da construção do Plano Estratégico de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira e estão sendo feitas através da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa de Desenvolvimento Ambiental (PDA); do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e conta com consultoria da empresa V&S Ambiental.

A oficina teve duas etapas. A primeira aconteceu com a apresentação de estudos feitos na Bacia nos últimos anos. E a segunda parte da oficina com a formação de grupos de debates, onde foram elaboradas propostas que entrarão na elaboração do Plano Estratégico. A oficina foi coordenada pelo Geólogo, PhD em Oceanografia, Pedro Coutinho, que contou com o apoio dos Biólogos Francisco Pimenta, Mateus Giffone e Alexandre Carneiro e da Psicóloga e Coordenadora Iara Moreira.

Segundo a secretária municipal de Agricultura, Telma Elisia, por recomendação do prefeito Lula Brandão, tem tomado medidas em busca de melhorias para o município. “Temos pedido, junto ao governo do Estado, uma maior atenção com a questão hídrica e ações relativas à preservação, recuperação das matas e o início do pagamento por serviço ambiental (PSA). Esperamos que em breve possamos trazer boas notícias para Ibicaraí”, finalizou Telma.


COMPARTILHAR