Blog Tempo Presente

Hugo Motta diz que decisão sobre pautar anistia ao 8 de janeiro será tomada após reuniões com líderes da Câmara

Hugo Motta (Republicanos-PB) concedeu entrevista à veículos da Paraíba um dia após ser eleito presidente da Câmara dos Deputados — Foto: Fernanda DuarteO deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), novo presidente da Câmara dos Deputados, disse que a pauta da anistia para os envolvidos no 8 de janeiro deve ser tema de reuniões com lideranças políticas nos próximos dias. A declaração foi dada em uma entrevista coletiva concedida para veículos de imprensa da Paraíba neste domingo (2). Hugo Motta foi eleito presidente da Câmara com apoio do PT, PL e outros 16 partidos, no sábado (1º).

Segundo o presidente, o assunto deve ser tratado com cautela, para que não haja excessos para nenhum dos lados. Motta também lembrou que o ex-presidente da Casa, Artur Lira (PP-AL), criou uma comissão especial para debater o tema.

Outro ponto debatido pelo deputado durante a entrevista foi sobre as “pautas de costumes”, a exemplo da questão do aborto. Segundo Hugo Motta, elas não devem ser prioridade no Congresso, uma vez que “dividem o país”.

De acordo com o paraibano, a discutir pautas de costumes na Casa significa deixar de lado outros assuntos que, na visão dele, podem “mudar a vida das pessoas”.

Apesar disso, Hugo Motta afirmou que mesmo sendo presidente da Câmara, as discussões são feitas com outros líderes, e a decisão final de colocar em pauta não é de exclusividade dele.

Trajetória
Hugo Motta Wanderley da Nóbrega foi o deputado mais votado nas Eleições 2022, com 158.171 votos. Ele é natural de João Pessoa e se considera cidadão patoense de coração. Ele tem 35 anos, é médico e declarou, em 2022, um patrimônio de R$ 1.167.092,40. Sua primeira disputa à Câmara Federal foi em 2010, quando foi eleito com 86.150 votos o deputado mais jovem da história, com 21 anos.

A política compõe o histórico pessoal e público de Hugo Motta. O avô paterno de Hugo Motta, Nabor Wanderley, foi prefeito da cidade de Patos do ano 1956 à 1959. O pai, Nabor Wanderley da Nóbrega Filho, foi por duas vezes prefeito do mesmo município. Nas Eleições 2018, foi reeleito deputado estadual pelo Republicanos na Paraíba. Em 2020, voltou a assumir a prefeitura de Patos, sendo reeleito em 2024. (G1)


COMPARTILHAR