Hospital Manoel Novaes firmou convênio para Atendimento Educacional Hospitalar

img_3031Uma cerimônia na Brinquedoteca Irmã Creuza Wanderley no Hospital Manoel Novaes, na tarde dessa quarta-feira (24), marcou o lançamento do Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar voltado a crianças internadas na Enfermaria Pediátrica da unidade hospitalar. A ação foi possível somente a partir da celebração de um convênio entre a Secretaria Municipal de Educação e a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, parceria que já existe há 11 anos com o Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC) – Sul Bahia.

O atendimento objetiva a garantia de direito à aprendizagem às crianças e adolescentes em tratamento de saúde. Toda ação tem a parceria direta das Irmãs Auxiliadoras, responsáveis pelo projeto de reestruturação da Brinquedoteca Hospitalar.

Sob a coordenação pedagógica da psicopedagoga Maria Rita Prudente, o programa de Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar já é realizado no Hospital Manoel Novaes na área específica da Enfermaria da Oncopediatria, unidades voltada para internamento de crianças em tratamento contra o câncer. “Realizamos também no Ambulatório de Oncohematologia Pediátrico e na Casa de Apoio do GACC. Neste momento estamos retomando as atividades na Enfermaria Pediátrica e para isso contamos com equipe pedagógica cedida pela Secretaria de Educação”, detalhou Rita Prudente.

Sobre o planejamento e ganhos do Programa, a coordenadora fala desta fase inicial quando serão priorizadas as Oficinas Lúdico-pedagógicas, correlacionando saberes e contextos, e utilizando ferramentas específicas como recortes, pinturas, teatro, contação de história, entre outros recursos. “O atendimento é adaptado às necessidades da criança e mediado pelo atendimento didático pedagógico e psicopedagógico, buscando assegurar o que diz a Constituição Federal, quando especifica que o internamento hospitalar não pode afastar a criança do processo de aprendizagem”, declarou Maria Rita.


Comentários