Blog Tempo Presente

Hospital de Base de Itabuna realizou 1° Mutirão de Cirurgias Eletivas

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), liberou recursos de fonte própria do município para a realização do 1° Mutirão de Cirurgias Eletivas, que teve início no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), em Itabuna, neste sábado, dia 6. As intervenções são para cirurgias de histerectomia.

A presidente da Fundação de Atração à Saúde de Itabuna (FASI), Fernanda Ludgero, uma das idealizadoras desse projeto, ressalta a importância de campanhas como esta que objetivam diminuir a fila de espera de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Somente neste sábado foram atendidos pacientes que passaram pela cirurgia eletiva e aguardavam, há muito tempo, na fila de espera do SUS. Os procedimentos foram realizados pelo Departamento de Cirurgia Geral com os especialistas médico Rafael Vivas e da Residência Cirúrgica.

As principais indicações para a retirada do útero são: miomas uterinos, endometriose, adenomiose, sangramentos disfuncionais sem melhora com tratamento clínico, hemorragias obstétricas incontroláveis, prolapso uterino e infecção pélvica acentuada.

Segundo o Diretor Clínico do HBLEM, Fernando Alves, as pacientes beneficiadas atendem aos critérios clínicos para este tipo de procedimento.


COMPARTILHAR