Blog Tempo Presente

Homenagens marcaram o aniversário de 108 anos da ACI

AciA Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACI chega aos 108 anos de fundação nesta terça-feira, 14 de junho, com o legado de grande atuação na defesa dos interesses empresariais e da sociedade itabunense.

As comemorações foram realizadas na noite de ontem, segunda-feira (13), com a inauguração da sala de reuniões e a galeria de ex-presidentes. O encontro reuniu representantes do setor empresarial e de entidades itabunenses.

As lutas e conquistas da entidade foram relembradas pelo jornalista Ramiro Aquino, que destacou o início da história da entidade, a partir de mobilizações organizadas por comerciantes da época – 1908, que sofriam com as cobranças abusivas de impostos por parte do Estado. Tal fato é reportado pelo escritor Adelindo Kfoury, em seu livro “Itabuna, Minha Terra” como um marco para a cidade de Itabuna, que conquistou a sua emancipação política anos depois, em 28 de julho de 1910.

As mudanças, política e administrativa geraram, consequentemente, um maior envolvimento dos comerciantes, assim como dos diversos setores representativos da sociedade, nas decisões que influenciam os interesses comuns. Ao longo dos anos, esse conceito permaneceu intrínseco aos valores da ACI e foi o condutor de muitas ações protagonizadas por gestores que marcaram a história da entidade.

Dentre os ex-presidentes que deixaram suas contribuições para a classe empresarial e a sociedade itabunense, o presidente Ronaldo Abude relembrou o importante legado do empresário Ailton Messias, que durante muito tempo investiu na condução de empreendimentos na região, e, ainda hoje dedica maior parte do seu tempo na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

“Fiz questão de, nesses 108 anos da Associação, fazer um resgate histórico, pois sabemos que a ACI teve uma participação muito importante em toda a história do município de Itabuna, desde a sua fundação a uma série de conquista da região. Além disso, com a inauguração da sala de reuniões, a ideia é elevar a estima do empresariado em sua participação social”, relatou Ronaldo.

Dentre os ex-presidentes, participaram das homenagens, Ubirajara Ribeiro Coelho (2001-2003; 2003-2005; 2007-2009), José Moreira Laytynher, Silvio Roberto Sousa (2005-2007), Carlos Ulisses Dórea (1989-1991), Luiz Ribeiro (2013-2015), Ailton Messias e Maria de Fátima Oliveira, filha do ex-presidente Carlito Alemão (1980-1983), quem construiu o prédio da Associação Comercial.


COMPARTILHAR