Blog Tempo Presente

Greve no Abrigo São Francisco de Assis de Itabuna

greve_assembleia_abrigoEm assembleia no auditório do Sintesi na noite dessa segunda-feira (10), os funcionários do Abrigo São Francisco de Assis, revoltados com a redução dos salários, decidiram entrar em greve por tempo indeterminado, a partir da próxima segunda-feira, dia 17 de abril.
O Abrigo é presidido pela Sra. Maria de Lourdes Andrade, tem uma média de 80 idosos e 33 funcionários, entre eles: técnicos em enfermagem, higienização, copa, cozinha, manutenção e porteiros.

No histórico da instituição nunca houve um fato tão grave que afetasse os direitos econômicos dos trabalhadores, entretanto, de acordo com a direção do Sindicato, “depois da chegada de uma equipe que passou a assessorar a presidente, a primeira ação da direção foi deixar de repassar a mensalidade sindical, devidamente autorizada pelos funcionários, essa questão está sob judice”, afirmam.

A presidente Lourdes resolveu ir mais longe, atendendo as orientações da sua assessoria reduziu os salários dos funcionários, cortando os adicionais econômicos previstos na convenção coletiva de trabalho. Alguns funcionários tiveram redução que ultrapassa os 30%.

Solisvaldo Francisco, funcionário do Abrigo e coordenador da secretaria de formação do Sintesi, disse esperar que a presidente do Abrigo reveja sua posição antes do dia 17, caso contrário, a greve é certa, nenhum trabalhador tolerar redução de salário, concluiu.


COMPARTILHAR