Blog Tempo Presente

Governo entrega UPA em Conquista e faz convênio para produção de medicamentos oncológicos, dentre outras ações

upa 4Uma série de ações nas áreas da saúde, segurança pública e educação vai beneficiar os 260 mil habitantes do município de Vitória da Conquista. Hoje (22), o governador Rui Costa entrega à população a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de grande porte, que funcionará ao lado do Hospital Geral de Vitória da Conquista.

O governo baiano investiu R$ 6 milhões entre obras e equipamentos na unidade de saúde. A UPA conta com 24 leitos de observação, sendo quatro para atendimento de pacientes críticos, além de laboratório clínico e diversos equipamentos para auxiliar o diagnóstico.

Com aproximadamente 150 funcionários, a UPA tem capacidade para atender até 450 pacientes por dia, que serão assistidos por uma equipe multiprofissional e prestará atendimento 24 horas, sete dias por semana. A meta é ampliar o acesso de pacientes aos serviços de urgência e emergência na região e atender aos casos de baixa e média complexidade, retirando do Hospital Geral de Vitória da Conquista os atendimentos de baixo risco.

“Dos três mil atendimentos por mês no HGVC, cerca de 80% são de baixa complexidade, o que significa que estes pacientes poderiam ser atendidos em Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou UPAs, deixando assim, os casos mais graves para o hospital”, explica o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas.


COMPARTILHAR