Blog Tempo Presente

Governo do Estado anuncia edital ATER Biomas da Bahia e vai beneficiar 35.840 agricultores

Para esclarecer dúvidas sobre o edital ATER Biomas da Bahia, do Governo do Estado, e fazer um balanço sobre políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, representantes de movimentos e organizações sociais  que atuam no segmento e de secretarias municipais de Agricultura, participaram, nesta quinta-feira (30), de reunião com dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em Salvador.

O objetivo é fortalecer os sistemas produtivos da agricultura familiar com a consolidação do trabalho de assistência técnica e extensão rural (Ater), para levar desenvolvimento produtivo e elevação da produtividade e da renda de famílias que vivem no campo.

De acordo com Lanns Almeida, titular da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da responsável pela Chamada Pública, foi um evento importante que reforçou, detalhou e explicou como vai ser feito o investimento do Governo do Estado, por meio desses editais que estão sendo lançados via SDR, especialmente o edital voltado para a assistência técnica e extensão rural (Ater). “Esse foi um dia de aprofundamento desse processo tão importante, que é a porta de entrada e chave de tantas políticas, que chega a todos os territórios e biomas da Bahia. Um momento também de discutir políticas públicas tão importantes para a agricultura familiar”.

Por meio do edital, que terá execução no período de cinco anos, serão beneficiados diretamente 35.840 agricultores e agricultoras familiares, na promoção do desenvolvimento rural sustentável e produção de alimentos saudáveis nas unidades produtivas familiares.

A partir da publicação do edital, prevista para o mês de abril, serão selecionadas e contratadas entidades executoras de Ater públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, com experiência em Assistência Técnica e Extensão Rural, componentes do Sistema Estadual de ATER, a partir de credenciamento pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS).


COMPARTILHAR