Blog Tempo Presente

Governo da Bahia promete concurso para contatar 7.100 professores

O governo baiano anunciou ontem (4) realização de concurso público para contratação de 7.131 professores para o Ensino Fundamental e Médio. O certame deverá ocorrer no primeiro semestre de 2016.

De acordo com a Secretaria Estadual da Administração (Saeb), os aprovados no concurso substituirão 6.134 professores contratados neste ano por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), enquanto 986 suprirão vagas deixadas por professores que se aposentarão em 2016.

Segundo a Saeb, o Estado já extinguiu cerca de 6 mil contratos precários, a exemplo do PST (Prestador de Serviço Temporário). Já os contratos via Reda, deverão ser extintos em 2016, a partir da homologação e contratação dos aprovados em concurso ainda a ser realizado.

Ainda de acordo com a Saeb, a contratação de 7.131 por meio de concurso público terá impacto de R$ 138,4 milhões por ano nas contas estaduais, apenas a título de custeio com salário. “O valor evidencia o compromisso do Governo da Bahia com a educação e o esforço para manter os investimentos nessa área, mesmo diante do período de baixa arrecadação pelo qual passa o país”, informa nota da Saeb.


COMPARTILHAR