Blog Tempo Presente

Glaucoma, doença silenciosa que pode causar cegueira

olhosGlaucoma é uma doença, que é mais comum depois dos 40 anos e na sua fase inicial raramente apresenta sintomas tornando-se responsável pelo maior quadro de cegueira irreversível do mundo, afeta principalmente os grupos de risco dos idosos, negros, diabéticos, portadores de pressão arterial alta ou muito baixa, portadores de apneia do sono, os que fazem uso prolongado de medicação a base corticoide.

Uma doença ocular hereditária, degenerativo e progressivo causado principalmente pelo aumento da pressão do olho. “Nos casos agudos os sinais e sintomas são evidentes e se apresentam em dor ocular intensa, baixa da visão, observação de halos coloridos em torno da luz, náusea e vômito. Em 80% dos casos, o diagnóstico é tardio e só é confirmada quando já ocasionou danos irreversíveis ao paciente.Portanto, a avaliação cuidadosa do seu oftalmologista considerando o fundo de olho, campo visual e outros fatores de risco, é importante para o diagnóstico precoce e o tratamento da doença”, esclareceu o oftalmologista Rogério Vidal.

Vale lembrar a população que o tratamento eficaz para recuperar as fibras nervosas lesadas no glaucoma ainda não existe, e a prevenção é o fator decisivo no combate ao Glaucoma. “Por isso o DayHORC, Hospital de Olhos Ruy Cunha abraçou a Campanha Nacional de Combate ao Glaucoma, que é realizada nacionalmente em maio.

Este é o quarto ano que nós realizaremos o GlaucomaDAY em Itabuna e nossa meta é expandir o atendimento para 3.500”.(Por Lorena Guimarães)


COMPARTILHAR