Blog Tempo Presente

Gestores de escolas e de organizações da agricultura familiar realizam 13ª Semana da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF), em parceria com a Secretaria de Educação (SEC), promove, até esta quinta-feira (14), a 13ª Semana da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar da Rede Pública de Ensino do Estado da Bahia. O evento, que acontece no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, reúne gestores, gestoras e nutricionistas de unidades escolares do território Metropolitano de Salvador e representantes de associações e cooperativas da agricultura familiar.

O objetivo é apresentar aos gestores, gestoras e nutricionistas escolares, do território Metropolitano de Salvador, o Catálogo de produtos saudáveis originários de empreendimentos da agricultura familiar, ampliando a participação deste segmento no mercado institucional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Entre os produtos estão flocão e fubá de milho, derivados do cacau, farinha, fécula, iogurte, queijo, leite, sucos e arroz orgânico, entre outros.

O secretário da SDR, Jeandro Ribeiro, reforçou que nos últimos anos foram envidados esforços para oportunizar à agricultura familiar, representada no evento por 22 cooperativas, a venda de produtos para escolas públicas de toda a Bahia. “A SDR vem apoiando os empreendimentos para que eles entreguem os produtos que serão adquiridos, no tempo programado com as diretorias das escolas. É uma agenda importante para promover a relação entre quem compra e quem vende e que pode, a partir dessa articulação, somar a vinda de R$ 27 milhões na aquisição de produtos da agricultura familiar”.

Segundo Vinícios Videira, superintendente da SUAF, a intenção foi apresentar a diversidade e a qualidade que os produtos da agricultura familiar possuem e também o potencial de logística, para efetuar as entregas diretamente às escolas, algo que durante algum tempo foi apontado pelos gestores escolares como uma dificuldade. “Agora as cooperativas possuem caminhões refrigerados e contamos com o Centro de Distribuição aqui em Salvador”.

Para o diretor da Federação da União de Cooperativas da Agricultura Familiar da Bahia (Unicafes), Ícaro Rennê, o evento é muito importante para toda a agricultura familiar. “É uma forma de expor os produtos para o público das escolas estaduais, em que os diretores, junto com os nutricionistas, podem degustar, conhecer e apreciar a qualidade dos produtos da agricultura familiar, para que estes façam parte do cardápio da agricultura familiar na alimentação escolar, enriquecendo, cada vez mais, esse cardápio e mantendo a qualidade e a nutrição dos alunos dessas escolas”.

De acordo com Bruno de Oliveira Ferreira, da Cooperativa da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba), que trabalha com achocolatado em pó e chocolate em barra, oriundos da produção de cacau de agricultores familiares cooperados, esses produtos são de grande importância, no sentido de potencializar a segurança alimentar. “Importante para as crianças que pertencem não só ao município de Ilhéus, mas de outras regiões. Nossa cooperativa já trabalha há algum tempo com a distribuição de alimentos para o PAA e PNAE, que são programas de extrema importância no combate à insegurança alimentar”.

Maria Isabel Cartaxo, nutricionista e responsável técnica na Coordenação de Alimentação Escolar da SEC, ressaltou que a agricultura familiar faz parte da oferta de alimentos de qualidade, seguros. “No mínimo, 30% dos recursos que se recebe para a compra da alimentação tem que vir do agricultor familiar. Essa é a nossa luta, cada dia mais buscando atingir não só os 30%, incentivando os gestores”.

A diretora da Escola Estadual Bento Gonçalves, de Salvador, Mônica Bonfim, afirmou que entre os benefícios dessa ação está o fortalecimento da agricultura familiar nas escolas, a partir de um estudo ampliado dos gêneros que se pode colocar como opção no cardápio e ressaltou que a própria comunidade escolar deve ter ciência da importância desses produtos. “Vir para esse evento e conhecer as cooperativas e os seus trabalhos também amplia a forma com que a gente pode tratar a agricultura familiar com responsabilidade”.

O prefeito de Santana, Marco Cardoso, mais conhecido como Marcão, convidado a apresentar a experiência do município com a agricultura familiar, salientou que essa foi uma oportunidade de testemunhar do quanto é importante o apoio de gestores para o fortalecimento da agricultura familiar. “Ou seja, é importante gestores municipais, estaduais, de unidades escolares inserirem na alimentação escolar produtos da agricultura familiar, que são produtos de qualidade”.


COMPARTILHAR