Blog Tempo Presente

GAPA realiza campanha Viva Melhor Sabendo

Gapa oferece teste gratuito de HIV na praça em Itabuna - Diário BahiaO GAPA, Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS, já realizou 930 testes de HIV por fluido oral e ainda vai realizar mais 270 até o mês de abril. A ação faz parte do projeto ‘Viva Melhor Sabendo – Fluido Oral: uma estratégia para testagem do HIV na população em situação de rua e pessoas que usam álcool e outras drogas’. Para alcançar o público alvo, a equipe realiza os testes em diversos bairros de Itabuna.

O resultado sai em poucos minutos e os casos reagentes são encaminhados para confirmação no Cerpat, Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento, onde também é feito o acompanhamento. Durante a ação, a equipe passa orientações sobre prevenção combinada e distribui preservativos e panfletos informativos.

“O ‘Viva Melhor Sabendo’ tem como objetivos divulgar as formas de prevenção combinada, reduzir a transmissão do HIV, aumentar o diagnóstico precoce e contribuir para a redução do número de novos casos”, explica Otoniel Oliveira Azevedo, coordenador do projeto. O Projeto conta com a parceria do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Município, por meio do Departamento de Vigilância à Saúde/CERPAT.

 


COMPARTILHAR