Blog Tempo Presente

Fórum da Bahia motiva mulheres à empreender e inovar o próprio negócio

wandressa-souza-coordenadora-do-forum-da-bahia-mulheres-empreendedoras-foto-viviane-cabral-5Um grande momento de motivação, empoderamento feminino, troca de experiências e networking, resume bem a 1ª edição do Fórum da Bahia Mulheres Empreendedoras, realizado nesta quinta-feira (17), no Teatro Candinha Dória, em Itabuna. Em todas as palestras, uma mensagem em comum era de que as mulheres já exercem um grande papel de influência na sociedade e possui um grande potencial para empreender o próprio negócio.

De acordo com a fundadora e CEO da Rede Mulher Empreendedora (RME), Ana Lúcia Fontes, quase 49 % dos micro e pequenos negócios no Brasil são liderados por mulheres. Mais de 50 % desses negócios são na área de serviços, por ser uma área mais simples, e que dá pra executar dentro de casa. A segunda porta de entrada é comércio.

“Eu vejo que as mulheres vão continuar empreendendo e, cada vez mais buscar inovação, porque hoje, as vezes elas acabam empreendendo nas áreas de conforto, que é moda, beleza e estética, mas que é uma porta de entrada. Depois, elas vão buscando outras formas, vão se desenvolvendo, crescendo e eventos como esse [Fórum da Bahia Mulheres Empreendedoras] são absolutamente fundamentais para essas mulheres se sentirem fortalecidas”.

Outro dado importante, segundo Ana, é que mais de 60% das mulheres são mães que buscam empreender por conta, principalmente da maternidade. “A maternidade é um gatilho para empreender porque elas buscam flexibilidade, ou seja, ficar mais próximas dos filhos, e, ao mesmo tempo ficar ativa profissionalmente”.

Dicas

Dentre as dicas, para as mulheres que buscam empreender, Ana destacou que a primeira coisa é “tentar entender quais são as dificuldades que você tem na sua região, na sua comunidade onde você mora. É que normalmente as melhores oportunidades negócios estão onde estão os maiores problemas”.

A segunda coisa é: “participe de grupos de movimentos de mulheres, que valem a pena fazer parte. A terceira coisa é buscar alguém que já tenha empreendido, que tenha experiência, e que vai te ajudar nas dúvidas que você tiver durante essa jornada. Esses caminhos são muito importantes para que você tenha uma jornada menos difícil”.

Palestras

O Fórum também foi uma oportunidade para mostrar as mulheres sobre a importância de investir e cuidar da imagem pessoal para o desenvolvimento dos negócios, com a publicitária, consultora de imagem e estilo, Aiala Lago. Na palestra com a empresária e bancária Leilane Benevides, o público conheceu de perto a trajetória de sucesso da Benevides – Chocolates Finos, que encorajou muitas mulheres a dar o primeiro passo, independente do momento atual do país.

Em outro momento, a diretora de Desenvolvimento do Grupo Brasileiro de Transporte Rodoviário, Elaine Carletto, apresentou atitudes fundamentais para a mulher empreendedora. A artesão profissional, Thalita Ortega levou ao público sua experiência de sucesso com artesanato em feltro, e o palestrante, consultor e contador, Franklin Bastos abordou sobre perfis comportamentais.

O evento ganhou a adesão de mulheres de Itabuna e região, desde aquelas que estão em busca de abrir o próprio negócio, até aquelas que já estão empreendendo. Em uma das várias publicações no instagran sobre o Fórum, a empreendedora Catalina Rumbo, da @viva.amarillo (Roupas criativas para bebês), de Ilhéus, destacou que “eventos como o #forummulheresempreendedoras são oportunidades excelentes para atualizar conteúdo, fazer um belo networking e sobretudo sempre buscar novas fontes de inspiração”.

Estiveram presentes no encontro, os presidentes da CDL de Itabuna, Carlos Leahy, e da CDL de Ihéus, Walderico Júnior; o superintendente da Secretaria de Trabalho, Emprego, Esporte e Renda, Marcelo Gavião; a secretária de Assistência Social, Sandra Neilma; a delegada do Conselho Regional Contabilidade, Viviane Fernandes, Andrea Peixoto; a presidente da Comissão da Mulher (OAB-Seccional de Itabuna) e o consultor do Programa Empreender, em Itabuna, Valdemir Souza.

Apoio e parceria

O evento foi coordenado pela advogada e administradora de empresas, Wandressa Souza, e realizado com as seguintes parcerias: Governo do Estado, através da Secretarial de Trabalho, Emprego, Esporte e Renda; Cooperativa de Crédito Financeiro (Sicredi – Região Sul da Bahia); Associação Comercial e Empresarial de Itabuna; Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna e de Ilhéus; Pai Mendonça; Sindincom – Itabuna; Fio Laser SPA.

E, contou com o apoio de: TV Santa Cruz; Bahia FM Sul; Gabriela FM; Blogs: Pimenta, Thame, Tempo Presente, Ipolítica; Site: Jornal Bahia On Line, Seja Ilimitado, Jornal Diário Bahia, Jornal O Sollo, Jornal A Região; Rádio Interativa FM, Morena FM, Difusora AM; Sebrae e OAB-Itabuna.


COMPARTILHAR