Blog Tempo Presente

Fórum debate gerenciamento de Assistência Técnica e Extensão Rural na Bahia

incra_foto_reuniao_06_01_2016O gerenciamento das ações Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) na Bahia foi debatido durante Fórum, realizado na manhã desta terça-feira (5), no auditório da Superintendencia Regional do Incra/BA, em Salvador.

Neste primeiro encontro, foram tratados assuntos como: a forma que vai funcionar a implantação das 171 agroindústrias em assentamentos baianos, além da sugestão de nomes, por meio de ofícios, dos titulares e suplentes dos movimentos sociais e instituições, para o Fórum.

Agroindústrias

As agroindústrias serão implementadas nos 27 territórios de identidades do estado onde há assentamento com perfil adequado para receber os equipamentos.

Esse investimento será de R$ 50 milhões do Incra, além de mais R$ 10 milhões do Governo do Estado. A execução está planejada para acontecer até o fim de 2017.

Ações de ATER

Para o superintendente Regional do Incra/BA, Gugé Fernandes, é importante que os movimentos sociais decidam junto com as instituições, as prioridades das ações da ATER, por meio do Fórum. “Essa é nossa primeira reunião de trabalho e jamais começaríamos as atividades sem ouvir os movimentos e suas demandas”, destaca. Fernandes salienta que nos próximos encontros, já decididos os titulares e suplentes no Fórum, serão discutidas as demais ações da ATER.

O encontro da terça-feira foi dirigido pelo superintendente Gugé Fernandes e pelo superintendente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) – uma empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Governo Estadual da Bahia -, Jeandro Ribeiro, e contou com a participação do superintendente Substituto do Incra/BA, Ciro Cedraz, de Renata Rossi, da Superintendência de Reforma Agrária e Política Territorial (Sutrag), que também é vinculada à SDR, e movimentos sociais.

As ações de ATER do Incra na Bahia fazem parte da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Pnater) e do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Pronater).


COMPARTILHAR