Blog Tempo Presente

Festival do Chocolate promove capacitações e amostras de produtores locais

O 9º Festival Internacional do Chocolate e Cacau – Chocolat Bahia, que acontece nesta quinta-feira, dia 20 de julho, até domingo, 23, no Centro de Convenções, em Ilhéus, terá uma exposição das marcas integradas ao Projeto Derivados de Cacau e Chocolate do Sebrae. Os produtores terão ainda a oportunidade de investir nas capacitações, que estão com inscrições disponíveis no site do evento.

Uma das atividades é o curso intensivo Bean To Bar, na área de Formulação de Chocolate, programada para os dias 22, das 8h às 12h, e dia 23, das 8h às 11h30, ministrado por Luísa Abram, Chocolatier e Sócia do Chocolate Luísa Abram; Andal Balu e Mannarsamy Balasubramanian, Sócios da Cocoatown. As capacitações do Sebrae no Festival têm o objetivo de “estimular a independência do processo produtivo, já que, na maioria dos casos, esta produção é feita por terceiros e representa o maior valor na composição do custo do produto”, como destaca a gestora do projeto Cacau e Chocolate do Sebrae Ilhéus, Ana Carolina Menezes.

Para a empresária Cecília Gomes, da marca Amado Cacau, o Festival “é divisor de águas, pois nos traz uma visibilidade muito grande em todos os anos. Temos a oportunidade da venda direta e a possibilidade de ampliar o mercado para outro estado. E, mesmo após o festival, continuamos vendendo”, ressalta. Sobre os produtos que serão expostos, a empresária revelou que a novidade ficará por conta do lançamento de um chocolate com o teor de 72 % de cacau.


COMPARTILHAR