Blog Tempo Presente

Evento mostra possibilidades de empreender e inovar no Sul da Bahia

sebrae-logoDurante o dia dedicado as Startups, 20 de maio, sábado, a cidade de Ilhéus foi contemplada com a palestra do diretor executivo da Associação Brasileira de Startups, Rafael Ribeiro. O encontro foi uma realização do Sebrae Nacional, com o objetivo de destacar a importância de um ecossistema colaborativo para desenvolver negócios inovadores.

Segundo Rafael, que é empreendedor há 12 anos no mercado de tecnologia e Business Intelligence, a região de Ilhéus possui entre 5 a 10 startups em funcionamento, com o apoio de universidades, e um número crescente de jovens com ideias inovadoras. “Atualmente, é possível empreender e criar startups inovadores, mesmo estando fora do eixo das grandes cidades. Basta ter internet e vontade de realmente fazer diferente”, explicou.

Dentre os pilares considerados importantes para o desenvolvimento desse modelo de negócio, o especialista em inovação pela ESPM revelou que o empreendedor precisa ter habilidade de liderança do seu negócio, buscar a participação de pessoas experientes e talentosas, além de investir na inclusão social de público com algum tipo de deficiência.

O especialista relatou no encontro os momentos de insucesso e sucesso ao longo da sua trajetória profissional na criação de aplicativos. Nesse período, aprendeu que, para obter o crescimento esperado da sua empresa, era preciso se fortalecer institucionalmente e agregar forças com a sociedade civil, as universidades, o Governo, imprensa, além de grandes e pequenas empresas.


COMPARTILHAR