Blog Tempo Presente

Estudo aponta que 45% dos donos de microempresas rurais baianos usam smartphones para acessar a web

Em estudo divulgado nesta terça-feira (25), Dia do Produtor Rural, o Sebrae mostra que 45% dos donos de microempresas rurais da Bahia usam smartphones para acessar a web. Os principais fatores que levam os produtores rurais baianos a acessarem à internet no seu negócio rural são: uso de email (77,4%); pesquisa de preço/fornecedores (61,3%); serviços financeiros (45,2%); compra de insumos ou mercadorias (38,7%); e serviços do governo (35,5%).

A pesquisa nacional foi feita com 4.467 produtores rurais de 27 estados para conhecer a relação entre os pequenos produtores rurais e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Esse processo de modernização contribui de forma significativa para aumento da produtividade e da gestão profissional nos empreendimentos baianos. É o caso da empresária Cecília Gomes, da marca Amado Cacau, em Ilhéus, que desde 2015, quando iniciou o seu negócio, utiliza smartphone para acesso ao e-mail institucional, ao site e às redes sociais (Instagram e Facebook).

São recursos fundamentais, que segundo ela, otimizam o seu negócio, com a comercialização de 10 produtos de chocolate e derivados do cacau. Além dos pontos de vendas fixos em Ilhéus, Salvador e São Paulo e a comercialização em feiras e festivais, Cecília revela que faz venda direta ao consumidor através de contato telefônico ou redes sociais. “As vendas que faço pelo WhatsApp é o que mais funciona hoje. Até o contato que faço para ter acesso aos pontos de vendas é via celular”.


COMPARTILHAR