Blog Tempo Presente

Estudantes ocupam o CEEP de Itabuna

ceep ocupadoAlunos do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (Ceep), antigo Polivalente, decidiram ocupar a unidade de ensino em protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Gastos. A proposta limita gastos em todos os setores governamentais e, de acordo com especialistas, congela investimentos em saúde e em educação por 20 anos.

A PEC foi aprovada na Câmara dos Deputados e, agora sob o número 55, será analisada pelo Senado Federal. A previsão é de que o governo aprove a proposta com folgada maioria. Atualmente, mais de 1,1 mil escolas, universidades e institutos federais estão ocupados em todo o país.

O CEEP é o primeiro colégio do Ensino Médio a ser ocupado por alunos, em Itabuna, em protesto contra a PEC 241-55. Desde a semana passada, alunos da Universidade Federal do Sul da Bahia (USFB) ocupam a instituição. Ocupações também ocorrem na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e no Instituto Federal de Educação (Ifba), ambos em Ilhéus.(Pimenta)


COMPARTILHAR