Blog Tempo Presente

Estudantes da Educação Profissional desenvolvem projeto de gestão da qualidade em Itabuna

CEEP projetoOs estudantes do curso técnico em Gestão em Saúde do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (Ceep Itabuna), estão desenvolvendo o projeto “Uma dose de gerência em sua vida”, que mostra como aperfeiçoar e organizar melhor diferentes espaços, através da implantação no Ceep, do programa da Qualidade Total conhecido como 5S (senso de utilização, senso de ordenação, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina).

Aliando teoria e prática, eles montaram um roteiro e estão implementando melhorias na gestão da escola. O aprendizado é tanto, que muitos estão levando o 5S para dentro de casa. É o caso da estudante do curso técnico em Gerência em Saúde, Mirna Sarmento, 16 anos. “No nosso dia a dia, podemos organizar documentos, objetos em armários, evitar desperdícios, observando datas de validade dos produtos e outras aplicações”, afirmou. Ela também disse que o contato com a prática servirá de experiência para a execução dos trabalhos relacionados à sua futura profissão.

A aluna Lígia Amorim, 16, diz que o projeto já está mudando comportamentos e o ambiente escolar. “Ao final das aulas, organizamos a sala, não jogamos mais papéis fora do lixo e todos estão cooperando para a conservação dos espaços”, ressaltou.

De acordo com a professora e orientadora do projeto, Ismara Sobral Pereira, o projeto foi desenvolvido na unidade de ensino para sensibilizar a comunidade escolar para a importância de se implantar um sistema de gestão da qualidade, além de promover uma nova perspectiva no processo educacional por meio da gestão participativa.

Tanto é que o projeto envolve todos os colaboradores, dando suporte na gestão de melhorias, para promover a motivação e o bem-estar de todo o corpo organizacional do Ceep no ambiente de trabalho. “A prática do 5S é um excelente meio de se conseguir bons resultados de mudança comportamental, tanto pela revolução que faz nos ambientes de trabalho, quanto pelo envolvimento e comprometimento que gera nas pessoas”, explicou Ismara Pereira.


COMPARTILHAR