Blog Tempo Presente

Estado reforça abastecimento de água nas escolas de Itabuna

agua escolas 1Diante da crise hídrica de Itabuna (445 km de Salvador), a Secretaria da Educação do Estado está ampliando a capacidade de abastecimento das 19 escolas da rede estadual na cidade. Em ação conjunta com a Casa Civil, a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB) e com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), começou a distribuição de tanques reservatórios para as unidades escolares.

Os reservatórios têm a capacidade de 10 mil litros de água. A prioridade é que a água potável seja usada na cozinha para a preparação da alimentação escolar. Até agora, oito escolas já receberam o equipamento: Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul II, Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde, Colégio Estadual de Itabuna, Colégio Estadual Amélia Amado, Colégio Estadual Inácio Tosta, Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães, Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães e o Centro de Integração Oscar Marinho Falcão.

Os reservatórios são abastecidos por caminhões pipa. Quatro veículos deste porte estão disponíveis para uso das escolas e funcionam em regime de plantão, para atendimento por demanda. Para isto, basta que sejam acionados pelos diretores das escolas, de acordo com a necessidade de abastecimento de cada unidade.

Ainda em parceria com a Secretaria de Infraestrutura do Estado, os estudantes das escolas estaduais do município participaram do projeto ´Amigos da Água´. Com palestras e distribuição de cartilhas, a ação incentiva o uso racional da água. Já em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, está em andamento um projeto para captação da água da chuva e instalação de cisternas nas unidades escolares.


COMPARTILHAR