Blog Tempo Presente

Entidades comemoram ações no Dia Mundial da Água na Amurc

cafe-da-manha-com-representantes-da-centro-das-aguasNo Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira, 22, representantes da Associação dos Municípios da Região Cacaueira – Amurc e do Centro das Águas estiveram reunidos em um café da manhã, para comemorar as ações do setor na região. No encontro foi anunciada a proposta de recuperação da Bacia do Rio Cachoeira e a aprovação pela Secretaria Ciência, Tecnologia e Informação do Estado para a criação do Observatório da Bacia Hidrográfica do Leste.

De acordo com a coordenadora do Centro das Águas, Maria Luzia de Melo, a proposta de recuperação da Bacia do Rio Cachoeira está sendo articulada pelo Pró-reitor de Extensão da Uesc, Alessandro Fernandes e o diretor do Departamento de Ciências Agrárias da Uesc, Mauricio Moreau. As ações do projeto visam a educação ambiental, limpeza de canal, recuperação de mata ciliar, das nascentes e monitoramento de qualidade da água.

Outra boa notícia foi a aprovação do projeto para a criação do Observatório da Bacia Hidrográfica do Leste, que tem como objetivo formar um banco de dados em uma plataforma na Web e tornar acessíveis os planos de Saneamento Básico dos municípios, diagnósticos e projetos diversos. A partir daí, “irá facilitar a elaboração de programas e projetos importantes para a região, levando como princípios a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável”, destacou Luciano.

O presidente da Amurc e prefeito de Itacaré, Antônio de Anísio parabenizou os representantes das entidades presentes, em estar apoiando as ações em prol da revitalização da Bacia do Rio Cachoeira, pois entende que a água é um recurso natural e que precisa ser preservado. “Água é vida e devemos preservar. Por isso, esses projetos são importantes para dar perenidade a esse recurso”.

O Centro das Águas é formado por representantes da Amurc, Rotary, Lions, Maçonaria, OAB, Sindicom, Emasa, Embasa, TV Santa Cruz, Loja Maçônica Aerópago, Colégio Sistema, CDL de Itabuna, Prefeitura de Itabuna, bem como os diversos segmentos da sociedade civil organizada, Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB e a Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc.

 


COMPARTILHAR