Blog Tempo Presente

Encontro discute acesso a crédito e agricultores da Coopfesba são orientados sobre cultivo do cacau

Os agricultores da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba) participaram de uma capacitação sobre os cuidados no cultivo da planta do cacau e discutiram sobre as oportunidades de acesso a crédito rural para investimentos agrícolas. O encontro foi realizado na última quarta-feira,13, na Bahia Cacau, município de Ibicaraí-Ba.

Segundo Osana Crisostomo do Nascimento diretor-presidente da Coopfesba o treinamento teve como objetivo oferecer informações sobre métodos atualizados do cultivo de cacau. “Estamos sempre colocando em prática o 5º princípio universal do cooperativismo que é o da educação, formação e informação. E neste encontro os agricultores beberam da fonte de novos conhecimentos que ajudarão na elevação da produtividade do cacau por hectare, tendo como consequência a ampliação de suas rendas”, frisou Crisostomo.

Sobre a oferta de crédito para alavancar a produção do cacau e outras culturas agrícolas nas roças dos agricultores familiares, a Cooperativa convidou a instituição não governamental sem fins lucrativo a Tabôa, para apresentar a sua plataforma de crédito, como mais um ação opção de acesso. A instituição tem como missão fortalecer comunidades pelo acesso a conhecimentos, recursos financeiros e estímulo à cooperação, para que pessoas, negócios e organizações realizem seu potencial, rumo à sustentabilidade.

A capacitação sobre o cultivo do cacau foi realizada pelo Ifbaiano Campus Uruçuca com a assessoria do prof. Durval Libânio. Participaram do encontro os agricultores familiares dos municípios de Santa Luzia, Itororó, Caatiba além de Ibicaraí, inseridos no projeto da Aliança Produtiva do cacau ao chocolate.


COMPARTILHAR