Blog Tempo Presente

Encontro debate gestão colaborativa da educação no Sul da Bahia

Evento_rae-BA

Por Viviane Cabral | Amurc

Com o objetivo de disseminar e instalar boas práticas de gestão nos municípios da Bahia, o Instituto Natura, em parceria com o Instituto Arapyaú, a Amurc, Uesc, UFSB e Undime – Bahia iniciou na manhã desta quinta-feira, 10, e segue até está sexta-feira, 11, em Itabuna, o 2º Encontro da Rede de Apoio à Educação (RAE) com assessores e os secretários municipais.

O evento inicia com a proposta de fortalecer a colaboração entre secretarias municipais de educação, o município, estado e União – Ministério da Educação (MEC) – para soluções de desafios comuns. Além disso, serão implementadas metas dos Planos Municipais de Educação elaborados no ano passado com apoio da empresa Constat Educação.

encontro In baPor fim, será  elaborado os passos para construção de  Memorial de Gestão, no qual secretários de educação e suas equipes poderão registrar suas contribuições para a educação municipal nos últimos anos, garantindo a continuidade das políticas públicas para a próxima gestão pós-eleições.

foto in 2De acordo com a gerente do projeto RAE do Instituto Natura, Márcia Barcellos Ferri o objetivo é construir, junto às entidades e gestores da educação, um Memorial  para a gestão vindoura. “A ideia é que os secretários municipais deixem um legado para que as próximas gestões possam dar continuidade aos programas na área da educação”, explicou.
O coordenador executivo da Amurc, Luciano Veiga, aprovou a iniciativa, principalmente no momento em que a exigência da transparência nos municípios vem sendo requerida para a aprovação das contas públicas. Aliado a isso, ele destacou a importância da participação dos secretários na reunião desta sexta-feira, com o consultor da Constat, Carlos Sanchez, que irá falar sobre as implicações da Lei do Piso do Magistério..

Sobre a RAE BahiaMárcia Ferri Instituto Natura

O polo Bahia da Rede de Apoio à Educação (RAE) foi formado em 2015 com 36 municípios.  Por meio do aporte de conhecimentos e do apoio a projetos, objetiva integrar municípios e atores da educação em uma rede que incentive ações colaborativas que levem a melhores práticas de gestão nos sistemas públicos de educação.


COMPARTILHAR