Blog Tempo Presente

Empresários colocam em prática aprendizados da Semana do MEI

A Semana do MEI, realizada nas cidades de Ilhéus e Itabuna, gerou nos profissionais da região, uma expectativa de expansão do próprio negócio. É o caso de Jéssica Leite, que se formalizou este ano, e já participou das capacitações, com o objetivo de obter informações para montar uma loja física e expor suas bijuterias para as clientes das Redes Sociais – Instagram e whatsapp.

“Embora comercialize pela Internet, tem clientes que preferem ir ao espaço físico e conferir as dimensões e cores da bijuteria que elas estão comprando”, destacou Jéssica. Para estruturar suas ideias, ela participou das capacitações: Como escolher as credenciadoras de cartão; Gestão Visual de Loja; A importância do designer de ambientes; e Workshop de Inovação – Inovar para competir.

De acordo com o gerente adjunto do Sebrae, Michel Lima, ao todo, foram 503 participantes capacitados e 439 atendimentos, entre orientação, formalização, alterações, baixas e emissão de boletos, na unidade regional e nas Salas do Empreendedor, em Itabuna e Ilhéus. “O público lotou as capacitações, superando a expectativa, com turmas de até 42 pessoas por curso”, relatou Michel.

A Semana do MEI também chamou a atenção dos profissionais sobre a declaração referente ao ano de 2016, que deve ser emitida até o dia 31 de maio, quarta-feira. O MEI precisa informar itens como o seu faturamento anual (Receita Bruta Total), valor das receitas referentes a comércio, indústria ou serviço intermunicipal e se houve a contratação de funcionário. A declaração é obrigatória e garante a manutenção dos benefícios do empreendedor.


COMPARTILHAR